Blog

Nossa Cidade

Espaços públicos de comércio

Publicado em: 05/04/2017 por William Castro

Em 1979, no governo do então prefeito Carlos Amorim, foi construído em Imperatriz, na Avenida Getúlio Vargas, o Calçadão. Antes de sua construção, o comércio já ganhava espaço nas proximidades da Praça de Fátima, o que aumentava o fluxo de pessoas.

Inicialmente, os comerciantes acreditaram, de maneira equívoca, que a construção do calçadão com bancos e amplo espaço destinado aos pedestres traria prejuízos. Recentemente, um dos calçadões recebeu obras para abertura de um acesso a veículos oficiais em caso de emergência. Logo, os dois terão essa abertura para dar segurança aos comerciantes, funcionários e a população que ali transita.

Desde sua construção até os dias atuais, o Calçadão de Imperatriz se destaca como comércio popular que atrai não apenas os imperatrizenses, mas também compradores de toda a Região Tocantina.

Próximo ao Terminal de Integração da cidade e da Praça Tiradentes, fica localizado outro espaço destinado ao comércio, o camelódromo de Imperatriz. O ambiente engloba barracas que comercializam uma infinidade de produtos a preços populares. 

Já em 2017, a Prefeitura de Imperatriz anunciou que há um projeto na Secretaria de Planejamento Urbano para transformar o camelódromo em Shopping Popular seguindo o Plano Diretor da Cidade. Além do comércio, a área contará com praça de alimentação e agências bancárias.

Também existe no município diversas feiras populares espalhadas nos bairros como a Feira da Nova Imperatriz, inaugurada  esta semana e a tradicional Feira do Bom Sucesso.

 

 

Nossa Cidade