Blog

Nossa Gente

Campeão de tênis de mesa é destaque estadual e favorito ao Parajeis

João Pedro dos Santos conquistou quatro medalhas e foi convocado para seleção maranhense

Publicado em: 25/05/2018 por Sara Ribeiro

Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude

Atleta do tênis de mesa, aluno da Escola Municipal José de Alencar e campeão nos Jogos Escolares Imperatrizenses de 2017, João Pedro dos Santos Lima, 12 anos, há quatro pratica o esporte que tanto ama. Incentivado pelos irmãos, que jogavam, e responsáveis por apresentar-lhe o esporte, também fez a opção por esta modalidade. “Fui gostando do esporte e me dedicando aos treinos que acontecem diariamente, com aproximadamente três horas de duração, pela manhã e, às vezes, durante à tarde também”.

A deficiência física, conhecida como deformidade congênita dos pés em valgo, não foi impedimento para João Pedro seguir no esporte e nas competições, sempre em patamar de igualdade com os participantes sem deficiência. Com a grande novidade deste ano, a realização da 1ª edição dos Parajeis, o atleta participará das competições de forma igualitária e adequada para sua modalidade. “No ano passado, como não tinha o Parajeis, ele competiu com alunos sem deficiência. Na faixa etária dele, classe mirim, ganhou todas as medalhas de ouro, nas categorias individual, dupla simples, dupla mista e por equipe” – revelou orgulhoso o professor de educação física do atleta, Joaquim Mendonça.

Diante do currículo invejável de destaque no esporte, o atleta recebeu recentemente o convite para integrar a seleção maranhense de tênis de mesa para pessoas com deficiência. “Há duas semanas, houve um curso de arbitragem em Imperatriz, com várias modalidades e a escola José de Alencar apresentou a parte prática aos árbitros. O professor que ministrava o curso de tênis de mesa, percebeu a habilidade do João e logo o convidou para a seleção” – detalhou Joaquim Mendonça.

De forma imediata, a primeira convocação do competidor também já aconteceu. Regularizada toda documentação necessária para participação e autorização dos responsáveis pelo aluno, o primeiro jogo de João Pedro vestindo a camisa da seleção maranhense está marcado para o mês de julho, em São Luís. “Estou ainda com aquele sentimento de felicidade, de alegria, de honrar minha cidade, minha escola e o reconhecimento pelo meu talento” – declarou o atleta, que revelou ser a realização de um sonho, não só para ele, e sim de toda a família, que o apoia.

Nossa Gente