Programação Cultural

Dia Nacional do Livro Infantil

Projetos de incentivo à leitura marcam semana do livro infantil na rede municipal

18 de abril homenageia monteiro Lobato, um dos maiores escritores da literatura infantil

Publicado em: 20/04/2017 por William Castro

Secretaria de Educação

Projetos de incentivo à leitura marcam semana do livro infantil na rede municipal

Bibliotecaao ar livre chama a atenção da comunidade na Praça União (Foto: Joceir Júnior)

Três dias de muita literatura e atividades culturais destacaram a importância do livro para a formação de cidadãos. Esta é a proposta da programação em homenagem ao Dia Nacional do Livro Infantil, realizada em diversas instituições da rede municipal de ensino em Imperatriz.

As atividades começaram na terça-feira (18), com rodas de leitura ao ar livre, contação de histórias, criação de personagens literários e dramatizações em diversas escolas. Mas a grande novidade desse ano foi a biblioteca ao ar livre montada pela equipe do Polo da Universidade Aberta Do Brasil (UAB) na Praça União, Bairro União. Durante todo o dia, crianças e adultos que passavam pelo local eram atraídos pelas cores, versos e a imaginação das narrativas ali dispostas.

         “A nossa programação visa envolver toda a sociedade em torno do livro. A intenção é atrair a atenção de leitores num ambiente diferenciado e propiciar a leitura por prazer, como meio de entretenimento”, observa Francisca Noronha Lô, coordenadora do polo.

O secretário municipal de educação, Josenildo Ferreira, destacou a importância da iniciativa das escolas e demais áreas ligadas à educação: “O livro é um elemento fundamental de socialização, imaginação e cidadania. Momentos de comemoração com esses representam uma oportunidade fantástica de aproximar nossa população da leitura”.

 

A data - Em 18 de abril é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento do escritor Monteiro Lobato, autor de dezenas de obras como “O Saci”, “Reinações de Narizinho” e “O Pica-pau Amarelo”, que inspiraram a série televisiva “Sítio do Pica-pau Amarelo”.

 

Programação Cultural