Economia

DIA DO COMÉRCIÁRIO

Setor do comércio é o maior empregador de Imperatriz

Com diversos segmentos no atacado e varejo, a cidade tem se tornado um grande pólo de comercialização

Publicado em: 30/10/2019 por Islene Lima

Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Setor do comércio é o maior empregador de Imperatriz

O titular da Sedec, Josivaldo Melo, explica que é o comércio e os consumidores que movimentam a economia da cidade, com aproximadamente 40% das atividades. (Foto: Edmara Silva)

O Dia do Comerciário, também conhecido como Dia do Comércio é comemorado nesta quarta-feira, 30 de outubro. A data foi escolhida por representar um momento de vitória para a classe dos comerciantes, e conquistas de melhores condições de trabalho.

A categoria comerciária é, sem dúvida uma das forças de trabalho que mais cresce no país, e em Imperatriz o cenário não é diferente. Com diversos segmentos no atacado e varejo, a cidade tem se tornado um grande pólo de comercialização, chamando atenção até de pessoas de outras cidades pela eficácia e qualidade dos produtos e serviços oferecidos.

Em Imperatriz, aproximadamente 40% das atividades econômicas é do setor do comércio, sendo o maior empregador no que diz respeito ao setor econômico, em segundo o setor de serviços e terceiro a indústria.

O setor de comércio de Imperatriz possui quase 20 mil pessoas trabalhando na cidade de carteira assinada. Sendo o maior empregador formal, além da predominância de quase 90% de micro e pequenas empresas em toda cidade, o que só fortalece o cenário. 

Por essa razão, trata-se de um segmento digno de todas as homenagens, visto que ele é ponte entre os meios de produção e distribuição ao consumidor final.

Para o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Sedec, Josivaldo dos Santos Melo, "o Dia do Comerciário, é de grande relevância, pois além do reconhecimento da profissão, são eles que movimentam juntamente com os consumidores a economia da cidade", afirma.  

Vale ressaltar que na gestão do prefeito Assis Ramos, foi criado o Conselho Municipal de Empreendedorismo e Inovação, que visa incentivar os negócios da cidade. “Por meio da Lei de Empreendedorismo e Inovação, que também é uma das leis novas criadas na gestão atual, teremos pessoas capacitadas e mais preparadas para o mercado de trabalho, lembrando que Imperatriz é uma das poucas cidades do Brasil a oferecer esse incentivo”, explica Eduardo Soares secretário adjunto da Sedec.

Eduardo ainda explica que o ambiente de atendimento da Prefeitura, junto aos comerciários  melhora a cada dia, isso devido a integração da inciativa pública e privada. "É importante parabenizar os comerciários de Imperatriz pela coragem, pelo seu empreendedorismo e inovação e pela geração de emprego, realizada pelo setor de comércio em nossa cidade". 

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Sedec, tem a finalidade de promover o desenvolvimento econômico e sustentável da cidade, através da criação de projetos que envolvam o turismo, o agronegócio, a indústria, o comércio e a prestação de serviços, buscando novas oportunidades e alternativas de desenvolvimento com respeito e proteção ao meio ambiente. A SEDEC funciona no Palácio do comercio, Rua Bom Futuro, 445, entre as ruas Maranhão e Pará, e tem atendimento de 8h às 14h de segunda à sexta-feira.

Economia