Portal da Prefeitura de Imperatriz

08/03/2012 14h16 - Atualizado em 08/03/2012 14h16

Fundação Sousândrade será responsável pelo concurso público da Prefeitura

O órgão vinculado à UFMA prima pela transparência em seus concursos

(Foto : Gil Carvalho)

Desde o início de sua administração, o prefeito de Imperatriz, Sebastião Torres Madeira sempre primou pela transparência e cobra o mesmo por parte de todos os seus auxiliares (secretários, assessores, coordenadores, etc.), deixando claro sua intenção de puni-los, por qualquer desvio de conduta. Desta forma, todas as secretarias, autarquias e coordenações, têm trabalhado em consonância com as idéias do chefe do executivo municipal.

         Não obstante a esse procedimento sério e transparente, algumas pessoas mal intencionadas, baseando-se em irregularidades cometidas em outros municípios, no que diz respeito a concurso público, pregam pelos quatro cantos da cidade que o concurso público da Prefeitura de Imperatriz “tem cartas marcadas”. Essas fofocas, ou pregações mentirosas com interesses políticos, já chegaram aos corredores da Câmara Municipal.

         A propósito, a Câmara Municipal já recebeu projeto de lei ordinária No. 001, de autoria do poder executivo que o autoriza a realizar concurso público para provimento de cargo efetivo. Acompanhado da mensagem do prefeito Sebastião Madeira, o projeto foi encaminhado para as comissões competentes para a devida apreciação, e deve retornar ao plenário nos próximos dias.

Em sua mensagem o prefeito Sebastião Madeira lembra que é do conhecimento de todos que o município de Imperatriz, através da atual gestão, repactuou Termo de Ajustamento de Conduta com a Procuradoria Regional do Trabalho e o Ministério Público Estadual, iniciando todos os preparativos para a deflagração de concurso público, para provimento de cargo efetivo.

“Convém destacar, igualmente, que a realização do pretendido concurso público, além de extirpar todos os contratos de trabalho considerados precários, contribuirá para a significativa melhora dos serviços públicos ao encargo da administração”, diz a mensagem do prefeito. Com isso a prefeitura poderá criar novos cargos e vagas, fazendo redimensionamento de outros pré-existentes.

Para o prefeito Madeira, o projeto de lei ordinária contempla tanto a necessidade do município, quanto a expectativa dos representantes do Ministério Público Estadual e do Trabalho. “Diante do exposto, faço a apresentação do projeto de lei em apenso, ao tempo em que conclamo os senhores e senhoras vereadores e vereadora deste respeitável parlamento a apreciar e aprovar tão importante matéria”, conclui o prefeito.

O titular da Secretaria Municipal de Administração e Modernização (SEAMO), Iramar Cândido Lima, afirmou que o edital do referido concurso foi publicado no dia 24 de fevereiro, como registra o site da Fundação Sousândrade, responsável pelo concurso. Ele lembrou que todos os cargos serão criados a mais, para que no término do concurso a prefeitura convoque de imediato os primeiros colocados para o preenchimento das vagas.

“Entretanto, como os cargos já estão criados, à medida que a prefeitura precisar de novos servidores, então convocaremos os concursados mais bem colocados em seus respectivos cargos”, disse Iramar Cândido. O secretário observa que a administração do prefeito Sebastião Madeira não tem sido marcada apenas pela transparência, mas também pelo incentivo e valorização dos servidores. 

         Por sua vez, o assessor-chefe de Comunicação da Prefeitura de Imperatriz, jornalista Élson Mesquita de Araújo, rebate esses boatos considerados maldosos, tranquilizando as pessoas que desejam fazer o concurso público, “uma vez que este será realizado com a imparcialidade e a seriedade da Fundação Sousândrade, que é a mesma seriedade com que o prefeito Sebastião Madeira tem gerenciado este município”, diz Araújo.

         A Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal do Maranhão – FSADU é uma instituição de direito privado e sem fins lucrativos. Criada em 1982, sua relação institucional com a UFMA visa apoiar programas de desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão; viabilizar a execução de projetos capazes de garantir maiores níveis de produtividade das atividades acadêmicas e universitárias. 

         Calendário de eventos – Por intermédio dos sites www.fsadu.org.br/concursos e wwwsousandrade.org.br/concursos, as inscrições podem ser feitas no período de 19 de março a 8 de abril. O período de pagamento da taxa de inscrição, entrega de laudo médico (portadores de deficiência) compreende entre 19 de março a 9 de abril, enquanto o período de requisição de atendimento diferenciado se encaixa entre o dia 19 de maio a 19 de abril.

         A divulgação da concorrência e das inscrições indeferidas ocorre no dia 13 de abril, a disponibilização do documento de confirmação de inscrição com local de prova acontece no dia 16 de abril. Por sua vez, a requisição de correção de dados cadastrais ocorre no período de 19 de março a 19 de abril. A convocação para prova prática, entrevista técnica, prova de capacidade física e prova de títulos acontece no dia 15 de abril. 

Vídeos Institucionais da Prefeitura

www.imperatriz.ma.gov.br - © Copyright 2011. Todos os direitos reservados.