Portal da Prefeitura de Imperatriz

26/04/2012 10h23 - Atualizado em 26/04/2012 10h23

Prorrogadas as inscrições para o programa "Minha Casa, Minha Vida"

Ao todo, cinco mil casas serão entregues até o fim do ano

(Foto : Divulgação ASCOM)

O período de inscrição para o programa “Minha Casa, Minha Vida”. Os candidatos terão até o próximo dia quatro de maio para se candidatar a uma das casas. O período inicial seria encerrado já na próxima segunda-feira (30).

O cadastro dos interessados a concorrer às casas é feito pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes). Também será de responsabilidade do município a realização do sorteio, que definirá os 1,3 mil que participarão da seleção, realizada pela Caixa Econômica Federal. Ao todo, serão entregues cinco mil casas, sendo mil somente nesta primeira etapa.

O motivo da prorrogação do prazo é o feriado do dia do trabalhador, na próxima terça-feira (1º). Segundo a secretária Miriam Reis, as inscrições não serão realizadas na segunda-feira, assim, a Prefeitura optou por prorrogar o prazo de inscrição.

Atualmente a Sedes já cadastrou mais de 9 mil famílias. A expectativa do órgão é ultrapassar 15 mil inscrições. As primeiras mil casas devem ser entregues às famílias sorteadas em junho.

O programa “Minha Casa, Minha Vida” é uma parceria do Governo Federal com os estados e municípios, sendo regulamentado pelo Ministério das Cidades e operacionalizado pela Caixa Econômica Federal, com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial.

A secretária da Sedes, Miriam Reis, destaca a relevância desses programas habitacionais para as pessoas mais necessitadas. “A assistência social procura de todas as formas dá acesso ao mínimo necessário para as pessoas que mais precisam. A casa é a referência da pessoa, uma pessoa sem casa fica sem referência, sem credibilidade. Essas residências vão ajudar as famílias a viverem com mais dignidade e a serem mais felizes, tendo o seu ponto de encontro”, afirma.

Sorteio

Após o cadastramento será feito o sorteio de 1.300 famílias para as mil primeiras casas, pois, a Caixa Econômica avaliará a veracidade das informações prestadas pelos candidatos. Se não houver restrições, mil famílias serão habilitadas para adquirirem as residências. As mil unidades estão localizadas à margem direita da BR-010, depois do posto Vale do Sol. Os candidatos que não forem sorteados nesta primeira etapa, já ficarão cadastrados na base de dados para os próximos sorteios, pois até o fim do ano serão entregues mais 4 mil residências.

De acordo com o diretor executivo da Sedes, Júlio Mourão, a empresa que fará o sorteio das pessoas para as primeiras mil casas está sendo contratada. “É importante lembrar a total transparência do sorteio dessas famílias, a prefeitura convidará a promotoria e os auditores da Caixa Econômica Federal para estarem presentes no dia realização do sorteio”, ressalta.

Quem pode fazer a inscrição

Os critérios para a inscrição no programa “Minha Casa, Minha Vida” são: residir em Imperatriz; não possuir casa própria ou financiamento habitacional; possuir renda mensal familiar de até R$ 1.600,00; ser maior de 18 anos e integrar o grupo de duas ou mais famílias residentes no mesmo domicílio, sob regime de coabitação familiar.

Além de, integrar famílias que tenha membro assistido de forma sistemática por programa governamental nas áreas de saúde e assistência social; integrar famílias residentes em áreas de riscos ou insalubres e/ou que tenham sido desabrigadas; mulheres responsáveis pela unidade familiar; integrar famílias de que façam parte pessoas com deficiência e integrar famílias que possuam idoso como componente do ambiente familiar.

Não devem participar do processo os candidatos que já tenham sido beneficiados por outro programa de habitação social do governo federal. No ato da inscrição os candidatos devem levar a original e xerox dos seguintes documentos: carteira de identidade e CPF (do candidato e do conjugue), certidão de casamento ou declaração de convivência e comprovante de residência.

 

Locais para inscrições

  CRAS Santa Rita: Rua Cândido Mendes, 750, Bom Sucesso;

  CRAS Cafeteira: Rua Onofre Correia, 240, Cafeteira;

  CRAS Bacuri: Rua Dom Pedro I, 1398, Bacuri;

  CIESI Vila Nova: Rua São Sebastião, s/n, Vila Nova;

  Casa Brasil: Rua Rui Barbosa. 201, Centro.

 

Vídeos Institucionais da Prefeitura

www.imperatriz.ma.gov.br - © Copyright 2011. Todos os direitos reservados.