Portal da Prefeitura de Imperatriz

11/05/2012 10h47 - Atualizado em 11/05/2012 10h47

Fórum Ambiental da Mesorregião Tocantina trata de saúde e desenvolvimento sustentável

As inscrições estão abertas no site da Prefeitura, link do COMMAM

(Foto : Divulgação)

 

As inscrições para as pessoas e instituições interessadas em participar do I Fórum Ambiental da Mesorregião Tocantins encontram-se abertas e podem ser feitas - via internet – no site da Prefeitura Municipal de Imperatriz, mas especificamente, no link do Conselho Municipal do Meio Ambiente – COMMAM. A informação foi prestada pela presidente do COMMAM, bióloga Ivanice Cândido Falcão Almeida.

Abordando o tema central “Saúde e Desenvolvimento Sustentável: Necessidade de Todos”, o fórum se realizará nos dias 04 e 05 de junho, no auditório do Palácio do Comércio, gentilmente cedido pela diretoria da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz - ACII, uma das 24 entidades com assento no Conselho de Meio Ambiente.

O evento tem como público alvo, Associações das Prefeituras; Entidades Culturais, Escolas, Alunos, Educadores, Fóruns Sociais, Organizações Não-Governamentais – ONGs, Sindicatos de Classe, Universidades, Faculdades, Escolas Profissionalizantes, Institutos, outras organizações e todas as pessoas interessadas nessa questão.

De acordo com Ivanice Cândido, o fórum terá como principais objetivos, debater a viabilização de políticas públicas de gestão ambiental, saúde e desenvolvimento sustentável para administração pública; provocar um amplo debate e elaboração de alternativas junto a educação nesse avanço rumo a uma sociedade mais justa e sustentável.

Busca, ainda, apresentar soluções de implementação de programas de gestão ambiental, com informações sobre redução do consumo de energia, água e bens materiais, bem como a gestão adequada de resíduos sólidos (lixo); trocar experiência entre ambientalistas e estimular gestão ambiental e ciclo de vida dos rios, riachos e fontes naturais da região tocantina.

“O I Fórum Ambiental passou a constituir-se no mais amplo espaço para articulação de iniciativas sociais, para o desenvolvimento do pensamento crítico, sob a idéia comum de que saúde e desenvolvimento sustentável é necessidade de todos”, afirma Ivanice, acrescentando que o Fórum é também um espaço aberto que busca o aprofundamento, reflexão, debate, intercâmbio e formulação de propostas em relação ao meio ambiente.

Para a coordenação, o I Fórum consolida-se como o evento técnico e científico mais importante da região sul maranhense, apresentando em seu tema central uma visão ampla do assunto que abrange desde estudos acadêmicos até a visão governamental e empresarial da mesorregião. “Assim é o I Fórum, temático e organizado para alimentar este grande processo de preservação ambiental”, esclarece Ivanice Cândido.

A presidente observa, ainda, que a saúde é um direito e dever do Estado, enquanto seu conceito, pensado sob a perspectiva do desenvolvimento humano e sustentável, deve considerar não só a esperança de vida ao nascer, mas também o direito de viver num ambiente saudável. “Em um curto período de tempo o conceito de saúde e sustentabilidade evoluiu alcançando a intersetorialidade, com receptividade e aceitação por parte de todos os atores da sociedade”, conclui.

Metas a serem atingidas com o Desenvolvimento Sustentável

A coordenação do I Fórum Ambiental entende como metas a serem atingidas com o que ela denomina de desenvolvimento sustentável, a satisfação das necessidades básicas da população (educação, alimentação, saúde, lazer, etc.); a solidariedade com as gerações futuras (preservar o ambiente de modo que elas tenham chance de viver com qualidade)

A participação da população envolvida (todos devem se conscientizar da necessidade de conservar o ambiente e fazer cada um a parte que lhe cabe), também é uma das metas, somadas ainda com a preservação dos recursos naturais (terra, água, ar).

Isso porque a educação para chegar ao Desenvolvimento Sustentável precisa da redução de desperdício de recursos (naturais, financeiros e humanos), o controle e prevenção da degradação ambiental, bem como, a redução do volume de resíduos sólidos e destinação final ambientalmente adequado desses resíduos.

 

 

Vídeos Institucionais da Prefeitura

www.imperatriz.ma.gov.br - © Copyright 2011. Todos os direitos reservados.