14/05/2012 10h21 - Atualizado em 14/05/2012 10h21

Prefeitura realizará curso de capacitação para açougueiros

Segundo o secretário José Fernandes, da Agricultura, serão beneficiados 256 açougueiros

(Foto : Sidney Rodrigues)

Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Imperatriz (STTR), a Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Produção (Seaap), realizará curso de capacitação para 256 açougueiros que possuem estabelecimentos comerciais instalados em bairros e povoados de Imperatriz.

Segundo o secretário municipal de agricultura, José Fernandes Dantas, o evento deve acontecer no próximo mês. “Essa capacitação está prevista para ser realizada no próximo mês. Nós a consideramos de suma importância à comunidade”, ressaltou ele, destacando, ainda, o apoio do prefeito Sebastião Madeira ao treinamento que será oferecido aos açougueiros de Imperatriz.

O secretário explicou que a falta de higiene em algumas lojas que comercializam carne motivou o município a realizar esse curso de capacitação com os açougueiros, com a finalidade de conscientizá-los sobre a necessidade de melhorar o aspecto físico do ambiente. “Em alguns bairros, observamos que existem açougues sem condições de higiene: ausência de bancada, pia e serra fita”, avalia.

Ele lamenta que alguns açougues não tenham ainda se modernizado, utilizando machado, facão e cepo de madeira para cortar a carne. “Essa é uma situação triste, mas acreditamos que mudaremos essa realidade a partir da conscientização desses açougueiros”, disse.

José Fernandes assinalou que um levantamento in loco está sendo feito em todos os açougues de Imperatriz. A meta é identificar os locais (lojas de carne) que não oferecem condições mínimas de higiene à população que compra carne bovina e/ou suína nos açougues instalados em diversos bairros de Imperatriz.