12/06/2012 14h36 - Atualizado em 12/06/2012 14h36

Inscrições para os concursos de fotografia e artes plásticas promovidos pela Prefeitura já estão abertas

Os apreciadores de fotografia  e das artes plásticas que desejam participar dos concursos de fotografia e artes plásticas, promovidos anualmente pela Prefeitura, por intermédio da Fundação Cultural de Imperatriz (FCI) e Assessoria de Comunicação do município (Ascom) já podem fazer sua inscrição na sede da Fundacao Cultural, que está funcionamento, no prédio, restaurado, da antiga Biblioteca Pública Municipal, na Rua Simplicio Moreira, próximo ao Restaurante Popular.

De acordo com o presidente da FCI, Antonio Lucena Filho, o evento (concursos)  faz parte da programação em comemoração aos 160 anos de fundaçao de Imperatriz e, a cada ano, vem ganhando mais adeptos. Para ele, o gosto que o imperatrizense demonstra pela fotografia e pelas artes plásticas, fez com que os dois  concursos cresçam  a cada ano, uma vez que já esta se tornando tradicional e mais concorridos.

Um dos idealizadores do concurso, o assessor de comunicação da Prefeitura, Elson Araujo, lembra que o concurso começou um tímido, mas logo se desenvolveu. Para ele, isso se deve a abertura e oportunidade que a coordenação do concurso propicia aos admiradores dessa arte. “Também oferecemos toda a liberdade das pessoas criarem”, afirma o jornalista.

O roteiro do rio Tocantins, segundo Lucena Filho, tem sido um dos mais procurados pelos participantes. “Entretanto,o participante tem ampla liberdade para fotografar o que ele considera mais importante, seja da fauna, da flora, a natureza como um todo”, afirma Lucena Filho, observando que pessoas simples, também são muito retratadas.

Outra vantagem do competidor, conforme destaca o presidente da Fundacao Cultural, é que todos terão a oportunidade de expor suas obras  na Galeria Mauro Soh, a exemplo do que ocorreu am anos anteriores. “Todas os competidores sentem-se honrados em ter seus trabalhos expostos para visitacao pública”, explia Lucena Filho.

Embora não tenha citado valores ou objetos, como máquina fotográfica ou algo do gênero, Elson Araujo garante que a premiação deste ano encontra-se à altura do aniversário da cidade, que promete ser um dos mais festejados. “Portanto, as pessoas interessadadas devem procurar a sede da Fundação Cultural, fazer suas inscrição e cair em campo fotografando”, conlclui.