19/06/2012 10h09 - Atualizado em 19/06/2012 10h09

Prefeitura vai iniciar reconstrução do Complexo Esportivo Barjona Lobão

Depois de três anos Governo Federal libera 30% dos recursos

O secretário municipal da infraestrutura Roberto Alencar informou ontem, pela manhã , que depois de três anos de espera finalmente o Governo Federal liberou 30% dos recursos de emenda parlamentar destinados à Prefeitura de Imperatriz para a construção de uma Praça da Juventude  onde hoje  é o Complexo Esportivo Barjona Lobão, palco de grandes competições desde a década de 1980 quando foi inaugurado. A emenda é do  deputado Davi Jr (PR)

“Com a liberação dessa parte inicial dos recursos (de um total de  cerca   dois milhões de reais) o prefeito Madeira já determinou que chamássemos as duas empresas  vencedoras das licitações para que comecem as obras o mais breve possível” explicou o secretário.

O projeto do “Novo Fiqueninho” conforme o secretário Roberto Alencar  prevê entre outros aparelhos públicos  a construção de uma Praça da Juventude;  pista de caminhada, uma piscina olímpica e a reforma do ginásio. “Acreditamos que tudo inicie daqui a 30 dias” garantiu o secretário.

De acordo com o secretário,  o processo  de  liberação de emendas  parlamentares vem ao longo dos anos sendo dificultado pelo Governo Federal.

“Nem sempre a apresentação e aprovação de emendas   são  a certeza de  recursos liberados. O município tem alguns milhões de reais já empenhados, com obras licitadas, ordem de serviço emitidas,  no entanto, o Governo Federal  não libera os recursos”explicou o secretário.

No caso do Fiqueninho, por exemplo, a  emenda é  de 2009, portanto ainda do inicio da gestão Madeira.  “Fizemos todos os projetos, aprovamos na Caixa Econômica Federal, licitamos, contratamos as empresas mas,  só agora, três anos depois  é que o Governo liberou 30% dos recursos” explicou Alencar.

Assim como os recursos do  “Fiqueninho”  informou o secretário,  a Prefeitura aguarda, por parte do Governo Federal,  a liberação  dos recursos para a revitalização da Beira Rio ( Madeira, Davi e Cleber Verde); pavimentação do Santa Inês ( Cleber Verde) de uma outra   Praça da Juventude (Flávio Dino)  e para  a  pavimentação da Rua Bandeirante, na Vila Nova ( Nice Lobão)  obra para qual o Governo Federal  liberou até agora pouco mais de mil  (R$ 1.000,00).

“O prefeito já esteve por diversas vezes em Brasília,  nos ministérios lutando, para liberar esses recursos. Fácil  estamos vendo que não é, mas ele tem dito que vai continuar com essa batalha até o final do seu mandato”

Começa a drenagem da Rua Santa Rita

Obra de mil metros vai beneficiar pelo menos 30% do Bairro Novo Horizonte

Ontem  os homens da Prefeitura deram inicio a uma obra considerada de extrema importância para o bairro Santa Rita:   a drenagem da Rua Santa Rita, via que começa na Newton Belo atravessa o Santo Amaro, Novo Horizonte ,  Parque Tocantins, Santa Rita e termina na Vila JK.   A obra começou na  Rua 27 de Agosto esquina com a Newton Belo .

Há poucos meses a  Prefeitura concluiu ali naquela via (Santa Rita com Imperatriz Leopoldina) outra obra importante, esperada havia 25 anos:  parte da galeria pluvial  sobre o Riacho José de Alencar.

Ao todo, informa o secretário Roberto Alencar para sanear a Rua Santa Rita  serão feitas  mil metros de drenagem profunda.

“A maior  drenagem feita até agora pela gestão do prefeito Madeira”destacou o secretário ressaltando que se trata de uma obra que vai ficar debaixo do chão, mas que significa mais saúde e conforto para os moradores e que  garantirá qualidade e durabilidade à pavimentação  asfaltica que ali será realizada em parceria com o Governo do Estado.

Pelos cálculos realizados a drenagem vai beneficiar todos os bairros cortados pela Rua Santa Rita,  no entanto,  o mais beneficiado será o bairro Novo Horizonte. “Acreditamos que a obra vai resolver pelos menos 30% dos problemas de drenagem do Novo Horizonte” disse o secretário.