Portal da Prefeitura de Imperatriz

20/06/2012 09h41 - Atualizado em 20/06/2012 09h41

Secretaria de Saúde participa do programa AABB Comunidade

(Foto : Divulgação)

Uma grande solenidade, realizada no clube da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), situado na Avenida Pedro Neiva de Santana, no Parque Sanharol, marcou, na última sexta feira (16), a entrega de Kits do Educando, que são parte do Programa AABB Comunidade, que está atuando há 12 anos em Imperatriz.

O Kit é composto por mochila, fardamento completo, material higiênico (escova de dente, sabonete, pente, toalha de banho, roupa para praticar natação, tênis e meia) e todos os demais materiais necessário para que ele possa desenvolver as atividades propostas pelo programa com segurança, foi destinado a 250 crianças e adolescentes de sete a 17 anos, provenientes de escolas da rede municipal de ensino e moradores dos bairros Vila Lobão, Vila Nova, Vila Redenção, Parque Sanharol e comunidades mais próximas do clube da AABB de Imperatriz.O programa funciona na sede do Clube AABB.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) participa deste programa com a parte de exames médicos, odontológicos e laboratoriais. A Prefeitura ainda fornece toda a alimentação.

O programa AABB Comunidade atende crianças em todas as modalidades de esportes, com complemento educacional, coral, alimentação de qualidade e toda a assistência necessária para que sejam desenvolvidas as atividades com segurança e auxiliando, ainda, para o crescimento pessoal e profissional de cada uma das crianças.

O Programa Integração AABB Comunidade é originário da Fundação Banco do Brasil, da Federação Nacional das AABBs (Fenabb), tendo como parceiro local, a Prefeitura Municipal de Imperatriz, através da Semus e da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

No programa de integração são desenvolvidas oficinas de artes como forma de terapia ocupacional com os familiares dos educandos, contribuindo com a formação cidadã dos alunos. “Nós defendemos o direito da criança e do adolescente à brincadeira. O brincar pelo brincar. O brincar aprendendo, acolhendo o repertório de jogos, brincadeiras, músicas para, a partir daí, explicitar os elementos de socialização, organização e visão de mundo nele presentes, objetivando a formação de sua cidadania”, enfatiza Greycivane Lindoso.

Atividades desenvolvidas

As crianças e adolescentes que participam do programa AABB Comunidade, recebem complemento educacional, no qual são trabalhados temas transversais sobre saúde e higiene, artes cênicas e plásticas, danças, canto e coral.Já na modalidade esportiva são desenvolvidas atividades de xadrez, dama, tênis de mesa, natação, futebol de campo e de areia, futsal, handebol, basquetebol, vôlei de quadra e de areia. Além disso, são realizadas oficinas terapêuticas com os familiares, onde todos fazem tapeçaria, pintura e biscuit.

O programa integração AABB Comunidade conjuga educação, saúde, esporte e lazer para proporcionar novas perspectivas de vida a crianças e adolescentes de famílias de baixa renda.

Greycivane Lindoso informou, ainda, que, em Imperatriz, o programa teve início há 12 anos, quando atendia 120 crianças e adolescentes. Hoje, graças à parceria com a Prefeitura, são atendidas 250 crianças e adolescentes, em dois turnos. No turno matutino, café da manhã e almoço são oferecidos às crianças enquanto no vespertino lanche e jantar.

As crianças também são submetidas a consultas médicas, exames laboratoriais e tratamento odontológico e acompanhamento vacinal. “O objetivo do programa é contribuir para a inclusão e permanência de crianças e adolescentes com idade entre 7 e 18 anos incompletos, que pertençam a famílias de baixa renda, oriundas da escola pública, combatendo desta forma a evasão e a repetência escolar em Imperatriz”.

Arnaldo Alencar elogia programa

Representando a Secretária Municipal de Educação, Conceição Madeira, o coordenador da Atenção Básica, Arnaldo Alencar, disse que pode ser computada na sua vida de servidor público como sendo uma tarde marcante, de importância suprema. “Isto porque eu posso ver que, através da parceria, através da conjunção de idéias e de forças, de pessoas que têm vontade de fazer, as coisas acontecem”.

Ele lembrou seus tempos de criança, em São Luis. “Pra mim, poder participar de um clube, tomar um banho de piscina, poder jogar um futebol numa quadra, enfim, se eu quisesse participar de alguma atividade esportiva, eu precisaria de um padrinho que facilitasse a entrada num determinado clube. Era a dificuldade de uma criança de origem humilde, filho de pai funcionário público, que não tinha como ser sócio de um clube. Ali estava vedado todo o direito daquela criança de ter o convívio com as atividades esportivas e com o lazer”.

Arnaldo Alencar enfatizou o progresso da cidade de Imperatriz, que não é a capital, mas é a segunda maior cidade do estado do Maranhão. “Eu vejo as crianças do bairro e das adjacências, numa parceria da AABB com a Prefeitura Municipal, que poderíamos chamar de bela, porque dá a oportunidade a elas de participarem das atividades esportivas, receberem apoio institucional da Secretaria de Saúde, muito bem conduzida pela Dra.Conceição Madeira, que hoje não está aqui, porque está no Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Nordeste na cidade de Maceió”, finalizou Alencar.

 

Vídeos Institucionais da Prefeitura

www.imperatriz.ma.gov.br - © Copyright 2011. Todos os direitos reservados.