26/06/2012 09h26 - Atualizado em 26/06/2012 09h26

Semed oferece três ônibus para levar alunos até o Salimp

Escolas desenvolvem atividades no Salão do Livro de Imperatriz

A literatura de Imperatriz está em festa. Desde o último sábado (23), está aberta ao público a 10ª edição do Salão do Livro de Imperatriz (Salimp). A abertura oficial do evento aconteceu na noite do último domingo (24), com a presença de diversas autoridades do município.

A exemplo dos outros anos, o público estudantil é um dos mais aguardados no evento. Para facilitar o acesso dos alunos, a Prefeitura de Imperatriz deixou três ônibus à disposição das escolas municipais. Os veículos farão o transporte dos estudantes até o Centro de Convenções de Imperatriz, onde funciona o Salimp.

Segundo o secretário municipal de educação, Zesiel Ribeiro, a estrutura é a mesma disponibilizada nos últimos três anos. “[A estrutura] não é diferente dos outros anos. Nós estamos disponibilizando transporte para os alunos das escolas municipais virem até o Salão do Livro. Os ônibus estão disponíveis das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira”, garantiu.

Além da de visitar o Salimp, as escolas também podem desenvolver atividades, como apresentações teatrais, danças e recitais de poesias. Essa programação é incentivada pela Coordenação de Eventos da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Segundo o coordenador de eventos da Semed, Edvan Nobre, todas as tardes acontece uma gincana, evolvendo diferentes escolas. Para ele, isso aumenta o interesse dos alunos a participarem do Salimp. “Nós temos a convicção de que, essa participação ativa dos alunos nos movimentos culturais, desenvolve seu interesse pela escola, porque isso empolga cada um deles”, explicou ele.

Conscientização

Zesiel garante, ainda, que o trabalho contínuo da Semed tem gerado a conscientização dos alunos, que já se mostram mais dispostos a participar do evento que nas edições anteriores. “A gente percebe que, no primeiro ano, a equipe da Semed ia até a escola, procurando os alunos, tentando trazer, mas tínhamos algumas resistências. A partir do segundo ano não foi assim. As escolas vinham até nós pedindo para montarmos o roteiro do ônibus para trazer os alunos”, finalizou.

De acordo com a Semed, somente estes três veículos devem levar, diariamente, cerca 600 alunos para visitar o Salimp.

Nesta segunda-feira, alunos da Escola Municipal Darcy Ribeiro (São José), que integra a Rede Municipal de Ensino de Imperatriz realizaram, na Arena Multicultural, o “Musical em Libras”, com o objetivo de demonstrar as ações de inclusão realizadas no dia-a-dia da escola.

O 10° Salimp acontece no Centro de Convenções de Imperatriz até o final desta semana.