27/06/2012 09h01 - Atualizado em 27/06/2012 09h01

Commam realiza II blitz no Rio Tocantins, neste domingo

Evento tem como tema ?Preservação ambiental: sua atitude faz a diferença?

O Conselho Municipal do Meio Ambiente (Commam) realiza, na manhã deste domingo (1º), a II blitz no rio Tocantins, a qual contará com a participação de membros do Conselho, estudantes, professores, ambientalistas e demais pessoas que se inscreveram no tempo estipulado pela diretoria.

A presidente do Commam, Ivanice Cândido, informa que estão sendo tomadas todas as medidas de segurança, visando atender e obedecer às orientações da coordenação das embarcações (uso de coletes), bem como serão utilizados luvas para que todos possam recolher o lixo com toda segurança.

A blitz, como explica a presidente, é como um reconhecimento de um processo permanente de busca e construção de alternativas, que não se reduzem ao evento em que se apóia o meio ambiente com ações e consciência de cada um como atitude que engrandece a pessoa que preserva a água e onde devemos jogar o lixo diário.

“Assim, alimentamos este grande processo de preservação ambiental nas ruas, riachos e no majestoso Tocantins que todos nós dependemos”, afirma Ivanice Cândido, acrescentando ser este “um processo de caráter individual, municipal e até mundial, uma vez que o meio ambiente se faz globalmente”, explica a presidente.

A II blitz tem como objetivos realizar um mutirão para recolher todo o lixo encontrado nas margens do rio Tocantins, desde a foz do riacho Cacau, até o povoado Imbiral, onde os militantes serão recebidos pelos alunos e moradores da localidade.

Na ocasião serão fixadas placas com mensagens educativas nos principais pontos turísticos, bem como nos pontos utilizados por pescadores, na maioria, amadores. O evento visa também uma troca de experiências entre ambientalistas e realizar uma socialização com alunos das escolas municipais do Imbiral.

“Estimular a gestão ambiental e ciclo de vida dos rios, riachos e fontes naturais de água na região tocantina é outros dos objetivos dessa blitz”, explica Ivanice Cândido, lembrando que os membros e pessoas interessadas em participar devem entrar em contato urgente com o Conselho, para assegurar a sua participação no mutirão.