27/06/2012 09h06 - Atualizado em 27/06/2012 09h06

Secretaria de Saúde realiza a Conferência Municipal de Saúde Mental

Com o tema “Crack, é possível vencer”, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realizou, nesta segunda feira (25), a 2ª Conferência Municipal de Saúde Mental, através do Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas (Caps AD), localizado no Jardim São Luis. Uma articulação de rede está sendo feita com todas as comunidades terapêuticas.

Segundo a coordenadora do Caps AD de Imperatriz, Patrícia Queiroz, o álcool está em primeiro lugar como a substância química de maior uso. Entretanto, o crack teve sua demanda ampliada de forma assustadora nos últimos tempos. “As pessoas estão deixando de ser usuárias de diversas outras drogas para migrarem para o crack e esta droga trás inúmeros transtornos para o paciente e sua família. O transtorno tanto é físico quanto mental e a nossa preocupação é justamente esta, haja vista que a morte chega muito mais rápida com o uso desta substância”, enfatizou a coordenadora do Caps AD.

Trabalho efetivo do Caps

Mensalmente, passam pelo Caps AD de Imperatriz cerca de 180 pacientes, havendo uma variação da ordem de 20%. Há 89 Os pacientes que estão em tratamento fixo no local.

Uma equipe de multiprofissionais atua no cuidado dos pacientes desde exames laboratoriais, passando por consultas psicológicas e psiquiátricas, atendimento de grupo, terapia ocupacional, oficina de artes, assistência social, farmácia, enfim, uma equipe completa para articular com esse paciente na sua melhoria como indivíduo, principalmente junto à sua família.

Frutos da Conferência Municipal

O objetivo principal da 2ª Conferência Municipal de Saúde Mental de Imperatriz é a articulação da rede para o trabalho conjunto entre as áreas atuantes no tratamento dos pacientes dependentes de álcool e drogas. Várias entidades estão envolvidas neste processo, como é o caso do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), Comunidades Terapêuticas católicas, evangélicas, espíritas, Alcoólicos Anônimos, Narcóticos Anônimos e vários outros interessados no combate ao uso de álcool e outras drogas.

O evento contou ainda com a presença do Ministério da Saúde e supervisora de Saúde Mental relacionada ao uso de álcool e outras drogas, Janete Veloz, proferindo importante palestra relacionada ao tema.