04/07/2013 18h34 - Atualizado em 04/07/2013 18h34

Prefeitura realiza corrida 16 de julho no aniversário de Imperatriz

Inscrições para a 21ª edição da competição podem ser feitas na secretaria de esportes

(Foto : Josa Almeida)

A Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Sedel), ultima os preparativos da 21ª corrida 16 de julho. A informação foi prestada ontem à reportagem pelo Superintendente de Esportes José Hércio de Sousa, o conhecido Zezão.

As inscrições da competição, que estão abertas desde o dia 1º, podem ser realizadas até uma hora antes da corrida. “O valor simbólico da inscrição é um quilo de alimento não perecível e um brinquedo, que serão doados a famílias carentes”, informa.

De acordo com o superintendente, esse é um dos eventos tradicionais que marcam a programação comemorativa do aniversário de 161 anos de Imperatriz. “O evento será dividido em seis categorias (masculino e feminino) e será distribuída premiação de R$ 9.500,00. “Todos que participarem esse ano da corrida receberão uma medalha de participação como lembrança da corrida 16 de julho”, frisa.

Zezão explica ainda que a corrida será dividida por faixa-etária de idade infanto-adulto, com percurso de 4 mil e 100 metros. “O atletas sairão da porta do estádio Frei Epifânio, passando por vários eixos, voltando à Praça Mané Garrincha”, disse.

Ele assinala que paralelo a programação da corte do bolo de 161 anos, em frente ao prédio da Prefeitura de Imperatriz, na Rua Rui Barbosa, no Centro, serão realizada diversas atividades esportivas. “Nós acreditamos que o imperatrizense está preparado para conseguir levar o primeiro lugar, na classificação geral”, prevê.

O professor Lisboa, da equipe técnica da corrida 16 de julho, observa que “esse ano a premiação é um dos grandes atrativos que deverá atrair um grande número de participantes para a tradicional corrida do aniversário de Imperatriz”. “Esse ano a premiação será de R$ 9.500,00 – divida em seis categorias, pois até o ano passado tínhamos apenas três categorias, mas esse ano foram acrescentados mais três, todos com premiação”, ressaltou.

Ele disse que, além dos atletas de Imperatriz, a cidade recebe um grande número de atletas de várias cidades das regiões central, sul, centro-oeste maranhense; do norte do Tocantins e do sul do Pará. “Os atletas de ponta, num raio de 600 km de Imperatriz, se preparam para participar da tradicional corrida 16 de julho realizada por ocasião do aniversário da cidade”, cita.

Lisboa diz que o percurso será de apenas 4.100 metros, onde o primeiro atleta deverá completar a prova em até 17 minutos, pois é considerado um percurso rápido e atrativo na urbana central da cidade de Imperatriz. “Esses atletas rápidos vem buscar seu resultado de tempo, de prova e ritmo. E pra nós que trabalhamos dentro de toda logística técnica é importante desçamos que para que o atleta possa desenvolver um bom andamento de prova é necessário que haja segurança, incluindo a participação das instituições militares e civis para trabalharmos em parceria na organização da corrida 16 de julho”, concluiu.