169 anos de Imperatriz

ITINERANTE

Projeto Ônibus Cultural segue com apresentações itinerantes

A medida é uma das contempladas no edital de chamamento público n° 002/2020 – FCI/FUMIC

Publicado em: 14/07/2021 por Rafael Pestana

Fundação Cultural de Imperatriz

Projeto Ônibus Cultural segue com apresentações itinerantes

Com atrações típicas da música nordestina, o popular forró-pé-de-serra, o Ônibus Cultural começa a rodar a cidade às 19h (Foto: Samuel Souza)

Juntamente com a programação do aniversário de Imperatriz, nesta quarta-feira, 14 de julho, o projeto Ônibus Cultural – Palco da Música em Movimento, segue com apresentações nas ruas da cidade. A iniciativa consiste em um ônibus adaptado com som, luz e palco, circulando pelas principais vias da cidade, sempre a partir das 19 horas, contando com atrações típicas da música nordestina, o popular forró-pé-de-serra. 

Essa ação, realizada pelo Instituto Legal de Cultural, é uma das contempladas pela Prefeitura de Imperatriz por meio da Fundação Cultural, FCI, no edital de chamamento público n° 002/2020 – FCI/FUMIC - para o mecanismo de apoio à cultura, previsto no inciso III do Art. 2º da Lei Federal n° 14.017, de 29 de junho de 2020 – “Aldir Blanc” – de ações emergenciais destinadas ao setor cultural durante o estado de calamidade pública, reconhecido pelo decreto legislativo n° 6, de 20 de março de 2020.

O projeto, que já percorreu as ruas da cidade no início do mês, volta a circular pelas principais vias da cidade em diversos pontos, incluindo agora a zona rural. Carinhosamente chamada de “jardineira”, os artistas locais estarão se apresentando como contrapartida social em decorrência do apoio que tiveram com a Lei Aldir Blanc. 

Paulinho Lobão, presidente da FCI, destaca a importância da ação. “Ainda continuamos com um momento atípico, sem ter como realizar o tradicional aniversário da nossa cidade com os shows na avenida Beira-Rio, mas não podíamos deixar a data passar em branco. Como já dizia o poeta: todo artista tem de ir aonde o povo está. E é isso que estamos fazendo, aproveitando essa oportunidade para levar música para as mais diversas comunidades, onde as famílias podem prestigiar nossos artistas da calçada da sua própria casa”.

Para Emídio Bezerra, coordenador do Ônibus Cultural, a importância do projeto culmina com o atual momento que o setor do entretenimento vem passando. “Seguindo os protocolos sanitários e as devidas restrições, adaptamos nossa iniciativa em fazer o evento circulando, sem precisar que o ônibus fique estacionado, desta maneira evitamos a aglomeração e os moradores das comunidades podem prestigiar os artistas locais da calçada da sua própria casa”.

 

Programação Ônibus Cultural

Imperatriz 169 Anos

 

Dia: 14/07 Quarta-Feira

Local: Vila Ipiranga e Vila Cafeteira

Atração: Kaká do Piseiro

 

Dia: 15/07 Quinta-Feira

Local: Vila Nova

Atração: Negrini e Banda

 

Dia: 16/07 Sexta-Feira

Local: Centro e Av. Pedro Neiva

Atração: Taty Mendes

 

Dia: 17/07 Sábado

Local: Coquelândia e São Félix

Atração: Jorge Baião de Dois

 

Dia: 18/07 Domingo

Local: Lagoa Verde e Centro Novo

Atração: Israel e Vinicius

 

Dia: 22/07 Quinta-feira

Local: Conjunto Vitória e Itamar Guará

Atração: Carleane Sulivan

169 anos de Imperatriz