A Gente Faz Cidadania

MUTIRÃO

Especialidades médicas se destacam entre os atendimentos oferecidos no A Gente Faz Cidadania

Em parceria com acadêmicos da Uniceuma e Devryfacimp Semus aumentou oferta

Publicado em: 05/03/2018 por Maria Almeida

Secretaria de Saúde

Especialidades médicas se destacam entre os atendimentos oferecidos no A Gente Faz Cidadania

Comunidade foi beneficiada com consultas com especialistas, exames, vacinação e entrega de medicamentos (Foto: Edmara Silva)

A 8ª edição do A Gente Faz Cidadania, promovida pela Prefeitura de Imperatriz, levou atendimentos a centenas de pessoas do Parque do Buriti e Adjacências, na manhã do último sábado, 03. A Secretaria de Saúde, Semus, compareceu no mutirão com clínicos gerais, ortopedistas e oftalmologista, coleta de exames de rotina, de preventivo do colo do útero, pccu, da próstata, PSA e agendamento de mamografia.

Além disso, foi disponibilizada vacinação com oferta de todas os tipos de doses, inclusive da Febre Amarela; testes rápidos de sífilis, hepatites A, B e C; tuberculose e diabetes, com encaminhamento para tratamento imediato dos casos positivos, e ainda, distribuição de medicamentos e preservativos. A equipe do centro de Zoonoses, ofereceu consultas veterinárias para cães e gatos e teste para o Calazar.

Mutirão facilitou acesso da comunidade aos serviços, como da aposentada Eveline Rodrigues Santos da Costa, que não perdeu tempo e atualizou sua consulta com oftalmologista.  “Meu óculos está vencido, aproveitei para vim consultar. É difícil a gente conseguir médico da vista, quando soube, vim logo, e também trouxe minha neta, Ágata Beatriz dos Santos de 6 anos. Ela está sentindo muita dor de cabeça e na escola senta bem na frente para ver consegue enxergar alguma coisa do quadro”- contou.

Outra beneficiada com a mesma especialidade foi a artesã Francilene de Jesus, moradora do Parque do Buriti. “Eu trouxe minha filha Rafale Vitória, de 09 anos para consultar. Ela começou usar óculos há um ano, e já não está enxergando direito com esse, ai precisamos saber como tá à vista dela. Achei ótimo ter esse serviço aqui, porque se não eu ia ter que pagar uma consulta” - ressaltou.

Já Eliezer de 04 anos passou pela primeira vez pelo ortopedista. Sua mãe, Telma Almeida relata que já tentava há meses e não conseguia. “Achei maravilhoso quando vi que tinha essa especialidade aqui. Meu filho começou mancar e desconfiamos que pode ele poderia ter alguma coisa errada em sua perna ou em seu pé. Ja consultamos e agora vamos só fazer os exames pedidos pelo médico” - afirmou.

“Ação reúne diversos serviços e amplia nossa cobertura de atendimento, por isso, sempre em sintonia com a organização do evento, sugerimos áreas consideradas descoberta pelos serviços contínuos da saúde, e levamos consultas, exames e medicamentos para atender de forma mais completa a comunidade, que muitas vezes tem acesso aos serviços pela primeira vez” – explicou o secretário de Saúde, Alair Firmiano.

A Gente Faz Cidadania