A Gente Faz Cidadania

Mutirão

“A Gente faz Cidadania” chega à Zona Rural

Moradores receberam, pela primeira vez, atendimento domiciliar

Publicado em: 01/09/2017 por William Castro

Assessoria de Comunicação

“A Gente faz Cidadania” chega à Zona Rural

A comunidade do Imbiral, com aproximadamente 100 famílias, recebeu a 3ª edição do mutirão social do A Gente faz Cidadania, realizado pela Prefeitura de Imperatriz, em parceira com instituições (Foto: Filipe Sousa)

            Hoje, 1º, a comunidade do povoado Imbiral, com aproximadamente 100 famílias, recebeu uma verdadeira promoção da saúde, com a 3ª edição do mutirão social do A Gente faz Cidadania, realizado pela Prefeitura de Imperatriz, em parceira com instituições privadas. A escola municipal Enock Alvez Bezerra ficou repleta de pessoas na busca dos atendimentos oferecidos, como consultas com pediatra, ginecologista, clínico geral, cardiologista, geriatra, oftalmologista, urologista, psiquiatra, além de exames, atendimento odontológico, testes rápidos (HIV e hepatites), farmácia e outros serviços. O prefeito Assis Ramos, os vereadores Chiquim da DiFerro (PSB), Teresinha Soares (PSDB) e secretários municipais prestigiaram o evento.

            Sendo a primeira ação promovida em área rural, a iniciativa buscou suprir e regularizar a assistência à comunidade, que segundo o Departamento de Atenção Básica (DAB), e os próprios moradores, há alguns anos eles estavam sem acompanhamento médico e atenção especial do poder público.  “O município está trazendo ações ao povo mais carente, muitas das famílias não têm a oportunidade de ir à cidade, não tem transporte ou dependem de transporte aquático e fica complicado buscar atendimento de saúde” – observou o presidente  da Associação dos Moradores do Imbiral, Francisco Messias.

            O povoado, também, foi beneficiado com recuperação da estrada de acesso, o que possibilitou melhor trafegabilidade também da Unidade Móvel Oncológica, que realizou exame de prevenção de colo do útero, PSA (preventivo da próstata), e fez agendamento de mamografia e de consultas dermatológicas. Para o local, surgiu a necessidade de garantir outros serviços, como acompanhamento do pré-natal, vacina de HPV e, a grande novidade, o atendimento em domicílio àqueles com problemas de locomoção.

            Dona Maria Fernandes Sousa, de 80 anos, moradora do povoado, no lado tocantinense, não pensou duas vezes em atravessar o rio para participar da ação. “Estava precisando de uma consulta, porque sinto dores no ombro, iria à Imperatriz. Com eles aqui, pedi meu sobrinho para me trazer para eu ver se era verdade. Graças a Deus fiz minha consulta” – relatou, satisfeita.

            O prefeito Assis Ramos, disse que esse é o formato adotado para beneficiar a população mais carente e atingir o maior número de pessoas que precisam dos serviços oferecidos em órgão públicos. “Nossa intenção é fazer com que à população perceba o município próximo da sua casa” – frisou. Ele antecipou que a próxima edição será no Bairro da Caema.

            Mesmo uma ação de menor estrutura, também disponibilizaram serviços as Secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes), com atendimento do Bolsa Família, Creas e Segurança Alimentar; de Agricultura, com informações e agendamento para castração de animais; a de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, na doação de mudas de plantas, coleta seletiva e orientações, e Esporte Lazer e Juventude, com minicampeonatos de tênis de mesa, dama, xadrez e travinha. 

            Parceiros como Unisulma e Ceuma fizeram palestras e aferição de pressão arterial. A Devry Facimp realizou atendimento odontológico, com aplicação de flúor e escovação para crianças e adolescentes até 16 anos.

            A enfermeira Elaine Cristina, da Estratégia Saúde da Família (ESF), assinalou a importância da terceira edição do “A Gente Faz Cidadania”. “Temos feito essa atualização de saúde e de assistência social à população da zona rural” – reforçou. Segundo ela, é um compromisso da gestão Assis Ramos levar cidadania, serviços e obras que resultam na melhoria da qualidade de vida dos moradores dos bairros e povoados.

            O pedreiro Josivaldo Alves disse que não pensou duas vezes quando soube que o mutirão “A Gente Faz Cidadania” estaria ali, prestando atendimentos à comunidade. “Trouxe a família, pois essa é uma oportunidade que tivemos para consultar com o médico” - frisou.

            O vereador Francisco Rodrigues da Costa (PSB), o Chiquim da Diferro, elogiou o prefeito, que disponibilizou estrutura do governo para atender aos moradores. “Assis está fazendo um grande trabalho, provando que até o final do ano, mostrará para o povo de Imperatriz diversas ações realizadas” – destacou.

A Gente Faz Cidadania