A Gente Faz Cidadania

COQUELÂNDIA

Mutirão de serviços beneficia mais de duas mil pessoas na Estrada do Arroz

Inauguração da base descentralizada do Samu foi destaque na 13ª edição do evento

Publicado em: 24/11/2018 por Kayla Pachêco

Assessoria de Comunicação

Mutirão de serviços beneficia mais de duas mil pessoas na Estrada do Arroz

Ação beneficiou cerca de duas mil pessoas no A Gente Faz Cidadania, em Coquelândia (Foto: Edmara Silva)

Já nas primeiras horas deste sábado, 24, moradores do povoado Coquelândia foram recepcionados com alvorada para participarem do mutirão de serviços ofertados pela Prefeitura através do programa “A Gente Faz Cidadania”. Ação beneficiou cerca de duas mil pessoas das comunidades localizadas às margens da Estrada do Arroz, com atendimentos em saúde, entrega de medicamentos, mudas de árvores, cestas de alimentos, ração e pintinhos; com ações de todos os setores da gestão municipal.

Com direito a show musical do grupo Forró dos Paredões, apresentação da fanfarra Castro Alves I, recreação para as crianças, população vivenciou momento inédito na história do povoado. Nesta manhã, moradores ganharam uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, SAMU 192, para atendimento exclusivo de pacientes da zona rural.

Como prevenção contra dengue, zika e chikungunya, a Secretaria de Saúde distribuiu cerca de 300 frascos de repelentes. Dona Maria do Carmo, de 68 anos, que já contraiu o vírus da chikungunya foi uma das contempladas. "É uma oportunidade a gente se prevenir com serviços aqui no nosso povoado", destaca.

Idealizador do projeto, o prefeito Assis Ramos agradeceu aos servidores municipais pela dedicação em levar serviços públicos à comunidade aos finais de semana. “O mérito não é meu, é dos nossos profissionais, que em seu dia de folga, se disponibilizam a participar e atender sempre com um sorriso no rosto”.

Sobre as melhorias implementadas, o prefeito ressaltou que a Base do SAMU se torna divisor de águas na história das comunidades da Estrada do Arroz. “Esses equipamentos servirão não apenas à Coquelândia, mas a todas às comunidades da zona rural, pois até hoje os doentes eram transportados em uma camionete D20 e um fiat Uno, sem o mínimo de conforto. Mas graças a Deus conseguimos superar essa deficiência e hoje concretizar a base do Samu. Equipe da saúde está de parabéns, pois eu havia determinado ao Dr. Alair para enviar uma ambulância permanente, e ele me afirmou que iria construir uma base do Samu. Eu não imaginava que o Samu pudesse funcionar na zona rural por questões técnicas. Essa é a primeira base do Samu no estado do Maranhão instalada na zona rural, e com estrutura própria, sem aluguel. Tenho convicção que essa equipe vai salvar muitas vidas”, afirmou ao destacar que o objetivo da gestão é garantir qualidade de vida a todos, tanto na zona urbana quanto na zona rural", enfatizou.

Além da nova base do Samu, comunidade local comemora reforma da Unidade Básica da Saúde, da escola Dom Pedro I, do cemitério, e melhoria de estradas vicinais, a exemplo da via que interliga os povoados Olho D’Água e Vila Conceição.

A Gente Faz Cidadania