Agricultura

PRODUÇÃO

Agricultura faz colheita e separação de mais de 100 toneladas de grãos

Prefeitura tem prestado apoio aos produtores mesmo diante da pandemia de Coronavírus

Publicado em: 02/06/2020 por Ariel Rocha

Secretaria de Agricultura

Agricultura faz colheita e separação de mais de 100 toneladas de grãos

Toda ação de suporte prestado pela pasta é planejada com base no cronograma de produção dos mais de 50 trabalhadores beneficiados. (Foto: Maira Soares)

Em mais uma ação de apoio ao pequeno produtor da região, a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Produção, Seaap, realizou colheita e separação de mais de 100 toneladas de arroz e milho. São beneficiados pelo maquinário, cedido pela Seaap, mais de 50 produtores da Estrada do Arroz. Além de bater os grãos da colheita de forma mecânica, agilizando assim o trabalho do agricultor, a secretaria também realiza o transporte da produção.

De acordo com o agricultor Luís Titara do povoado Coquelândia, a parceria entre os trabalhadores da região com a secretaria vem desde o início da gestão Assis Ramos, com pouco mais de três anos de trabalho conjunto. “Sem sombra de dúvidas essa ajuda do município traz mais motivação para que os agricultores e produtores possam trabalhar cada vez mais. Significa mais produção, com mais qualidade”, explicou.

Mesmo diante da pandemia de Coronavírus, a Prefeitura tem prestado massivo apoio e suporte à agricultura familiar do município. No primeiro semestre de 2020, foram produzidos pela Seaap cerca de 275 toneladas de silagem para alimentação animal, com objetivo de alimentar as vacas leiteiras de produtores da Estrada do Arroz. “Também tivemos o apoio da secretaria com os maquinários para fazer a silagem, isso ajudou muito a baixar o custo do trabalho”, completou o agricultor.

Segundo o secretário da Seaap, Valdir Torres, toda a ação de suporte prestado pela pasta é planejada com base no cronograma de produção dos trabalhadores beneficiados. A vantagem é a redução de custos e a agilidade que as máquinas conferem ao serviço. “Nossa principal missão é o incentivo da agricultura familiar e da produção local. Nosso apoio, desde o início da gestão, tem gerado mais qualidade aos produtos que são posteriormente consumidos e/ou comercializados pelos produtores”, declarou.

O suporte do município na agricultura familiar perpassa por todas as etapas de trabalho: começa com o auxílio no preparo do solo, compreende a colheita da produção, ajuda no transporte e até mesmo executa ações de compra direta, como é caso do Programa de Aquisição de Alimentos, PAA.

Agricultura