Agricultura

INCENTIVO

Feira orgânica atrai público e fortalece agricultura local

Produtos são colhidos diretamente das hortas dos produtores para o consumidor

Publicado em: 25/07/2018 por Sara Batalha

Secretaria de Agricultura

Feira orgânica atrai público e fortalece agricultura local

Feira de produtos orgânicos da Praça de Fátima funciona todas as quartas-feiras e sábados, das 7 h às 12h (Foto: Edmara Silva)

A feira de produtos orgânicos da Praça de Fátima já é tradição na cidade há cerca de 10 anos e funciona todas as quartas-feiras e sábados, das 7 h às 12h. A variedade oferecida inclui folhagens, temperos, legumes, frutas e verduras, que podem ser encontradas com facilidade no local. As mercadorias são colhidas diretamente das hortas dos produtores para o consumidor.

De acordo com o diretor do Programa de Aquisição de Alimentos, PAA, da Secretaria de Agricultura, Dablhitt Novais, desde o ano passado, são empenhados esforços para organizar a feira e torná-la cada vez melhor. “Todas as feiras livres são organizadas pela Secretaria. Os 30 fornecedores, que trabalham ali, são cadastrados e não mudam, eles têm carteirinha e é tudo organizado”, detalhou.

Cláudia Rodrigues Lima comercializa produtos na feira e destaca a satisfação de trabalhar no local. “Meu pai e meus irmãos plantam na horta, e eu sou a vendedora aqui às quartas e sábados, a melhor renda lá em casa é a minha, graças a Deus”, comemora. Ela conta que notou a melhora na organização do espaço. “Há cerca de um ano eu percebi que a feira estava bagunçada, mas agora organizaram. Eu agradeço muito à prefeitura por ter nos ajudado a permanecer aqui, porque todos sabem que a praça não é muito adequada para essas coisas, e Assis Ramos continua com a gente aqui e eu gosto muito”, ressaltou.

A costureira Marinete Menezes vai ao centro da cidade com frequência e aproveita para garantir as compras. “Eu sempre gostei desse local aqui e sem falar que os produtos são ótimos. É muito bem-vinda essa feira, é muito cômoda, a gente passa por aqui e já aproveita e compra o que tem de comprar, porque aqui tem de tudo”, destacou a consumidora.

Caso alguém tenha interesse em vender naquele local, deve se direcionar à Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Produção, Seaap, na Avenida Babaçulândia, 553, esquina com Tancredo Neves, Entroncamento, para verificar se é possível e caso seja, já efetuar o cadastramento.

Agricultura