Agricultura

BALANÇO 2018

Secretaria de Agricultura avança com serviços nas zonas urbana e rural

Perfuração de poços, distribuição de alimentos, reforma e modernização de espaços marcaram ano

Publicado em: 28/12/2018 por Francisco Lima

Secretaria de Agricultura

Secretaria de Agricultura avança com serviços nas zonas urbana e rural

Perfuração de poços, distribuição de alimentos, reforma e modernização de espaços marcaram ano (Foto: Edmara Silva e Patrícia Araújo)

Com foco na produção agropecuária e nas atividades de desenvolvimento na área de infraestrutura rural, a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Produção, Seaap, apresenta diversas ações que marcaram o ano. Apoio e incentivo ao pequeno agricultor familiar, perfuração de poços artesianos, reformas e entrega de obras, expansão de atendimentos, entre outros benefícios à população fizeram parte do cronograma de atividades.

Desde o início da gestão à frente da Seaap, o secretário Paulo Marcelo afirma que 2018 foi um ano de muito trabalho. "Assumimos a missão com o prefeito Assis Ramos avançar nas ações em prol da comunidade, e os dados apresentados comprovam os bons resultados”, destaca.

Este ano, o Programa de Aquisição de Alimentos PAA, que garante a segurança alimentar de quem necessita, atendeu centenas de produtores da agricultura familiar. O coordenador do PAA, Dablhitt G. Novais, explica que o programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.

“Após dois anos inativos o programa foi reaberto ano passado pelo prefeito Assis Ramos. Esse ano nossa a meta superou as expectativas, com atendimento de mais de 300 produtores da agricultura familiar, incentivando a produção na zona rural e garantindo a segurança alimentar de quem necessita”, declarou.

Segundo ele, a Seaap distribuiu aos produtores familiares 9.000 kg de sementes de milho e feijão, com acompanhamento de perto da comunidade. "Trabalhamos em conjunto, com intuito de estimular a produção de alimentos, na expectativa de que o pequeno agricultor melhore, gere renda e beneficie quem de fato precisa”, afirma.

Durante o ano a Seaap, com apoio do PAA distribuiu ao Banco de Alimentos mais de 100 toneladas de donativos oriundo de produtos das Agricultura Familiar. “2018 foi um ano de muito trabalho e esforços redobrados, e com isso, mais de 500 famílias, que estavam em estado de vulnerabilidade alimentar foram beneficiadas através do programa”, explicou o secretário Paulo Marcelo.

Investimentos

Centenas de famílias foram beneficiadas com a perfuração de poços artesianos nas zonas rural e urbana do município, como Parque Lagoinha, Bom Jesus e Recanto Universitário. Regiões que antes não contavam com nenhum fornecimento de água para consumo e atividades diárias.

O prefeito Assis Ramos, sensível com o grande problema de falta d'água nessas regiões, determinou que poços artesianos fossem perfurados, sobretudo na zona rural do município, para melhorar a qualidade de vida de moradores e trabalhadores dessas localidades.

Dentre as principais realizações do ano, a Secretaria de Municipal de Agricultura, destaca ainda a reforma e modernização do Matadouro Municipal de Imperatriz, do Mercadinho e implantação do polo de Acerola na Vila Conceição II. Além disso, após 14 anos de espera, em um espaço confortável, limpo e totalmente reformado, foi entregue o tão sonhado Mercado do Peixe à comunidade.

“Nossa meta é trabalharmos ainda mais no ano vigente, em benefício da população, do agricultor familiar e de quem necessita de nossos atendimentos, além de apoiar e incentivar o desenvolvimento agropecuário no município. Terminamos este ano com satisfação e sensação de dever cumprido”, finaliza.

Agricultura