Assistência Social

ACOMPANHAMENTO

13 mil beneficiários do Bolsa Família são convocados para pesagem obrigatória

O prazo para procurar Unidade de Saúde mais próxima é até 30 de outubro

Publicado em: 09/10/2019 por Regilson Borges

Secretaria de Desenvolvimento Social

13 mil beneficiários do Bolsa Família são convocados para pesagem obrigatória

Crianças até sete anos e mulheres de 14 a 44 anos são prioridades da pesagem obrigatória (Foto: Edmara Silva)

Os beneficiários do Bolsa Família devem ficar atentos para a pesagem referente ao segundo semestre de 2019. O prazo vai até o dia 31 de outubro e é obrigatório para todas as pessoas contempladas, pois em caso de não comparecimento, o benefício pode ser bloqueado e, posteriormente, cancelado pelo Governo Federal. Mais de 13 mil famílias fazem parte do programa em Imperatriz.

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Sedes, orienta que as pessoas procurem a Unidade Básica de Saúde, UBS, mais próxima da sua casa. “Crianças com até sete anos devem ser medidas e pesadas, de maneira que sejam acompanhados o seu crescimento e desenvolvimento”, alerta o coordenador do Cadastro Único e Programa Bolsa Família, Junison Silva.

Mulheres de 14 a 44 anos que fazem parte do programa também devem comparecer nas UBS’s. Cartão do Bolsa Família e a carteira de vacinação são os documentos necessários para realizar os procedimentos. É importante destacar que essas ações acontecem duas vezes ao ano, e os beneficiários devem prestar as informações para que o Governo acompanhe a situação de vulnerabilidade das famílias.

“A finalidade desse acompanhamento é verificar como está o grau de vulnerabilidade das pessoas que fazem parte do programa, para ver como o benefício tem melhorado a vida delas. Por isso as famílias precisam ir atrás de algo mínimo, como a saúde. A proposta também é verificar se as crianças estão nutridas. Esse acompanhamento acontece duas vezes ao ano, e este é o segundo”, conclui Junison.

Assistência Social