Assistência Social

ADESÃO

Banco de Alimentos é inserido na Rede Brasileira

Iniciativa amplia troca de experiências, fortalecimento e qualificação do programa

Publicado em: 21/12/2018 por Maria Almeida

Secretaria de Desenvolvimento Social

Banco de Alimentos é inserido na Rede Brasileira

Banco de Imperatriz arrecada alimentos e beneficia 142 instituições filantrópicas, associações, creches e abrigos (Foto: Patrícia Araújo)

O Banco de Alimentos de Imperatriz foi inserido, na manhã de quinta feira, 20, na Rede Brasileira de Bancos de Alimentos. Organização reúne bancos de diversas cidades do país, com intuito de garantir uma alimentação adequada à população e diminuir o desperdício. O trabalho em rede também amplia a captação e a distribuição.

Podem participar os Bancos de Alimentos governos estaduais ou municipais, assim como organizações da sociedade civil e instituições de ensino ou pesquisa com estudos sobre o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Para solicitar a adesão, Banco precisa estar com documentações em dias, apresentar relatório anual de atividades informando origem dos alimentos arrecadados e relatório fotográfico. 

“São exigências para comprovar o total funcionamento do Banco, como estamos com tudo regularizado, realizando ações diariamente, conseguimos o credenciamento e isso vai nos colocar em contato com os diversos bancos existente no Brasil para troca de experiências sobre o que é desenvolvido em cada um na sua região” – explicou a superintendente  de Segurança Alimentar e Nutricional, Katiana Sá.

Inseridos na Rede tem auxílio para implementar práticas que potencializam ações desenvolvidas pelos setores público e privado, de modo a tornar mais eficiente o combate às perdas e ao desperdício alimentar; desenvolver ações educativas voltadas à segurança alimentar e nutricional; demonstrar a relevância de suas atividades na sociedade e identificar formas inovadoras de atuar em parceria com outros setores na promoção do direito humano a alimentação adequada e saudável.

Além disso, o banco passa a ter acesso às atividades oferecidas na Rede como Sistematização e fornecimento de informações, articulação e formação de redes locais, apoio às atividades desenvolvidas pelos bancos de alimentos, capacitações, encontros e oficinas.  “Nosso principal ganho a partir de agora é a troca de experiência, facilidade para cadastro de propostas para aprovação de recursos e fortalecimento da Política de Segurança Alimentar e Nutricional – detalhou a superintendente.

Assistência Social