Assistência Social

EVENTO

XI Conferência de Assistência Social é realizada em Imperatriz

O tema deste ano é “Assistência Social: Direito do Povo, com Financiamento Público e a Participação Social”

Publicado em: 10/10/2019 por Ariel Rocha

Secretaria de Desenvolvimento Social

XI Conferência de Assistência Social é realizada em Imperatriz

O evento é promovido em Imperatriz pelo Conselho Municipal e pela Prefeitura, por meio da Sedes. (Foto: Ariel Rocha)

Com o tema voltado para a participação popular e a responsabilidade pública, foi aberta na manhã desta quinta-feira, 10, a XI Conferência Municipal de Assistência Social. No auditório da Faculdade Pitágoras, o encontro reuniu conselheiros, assistentes, gestores, representantes de órgãos, usuários do Sistema Único de Assistência Social, SUAS, e demais pessoas envolvidas nessa política pública. A programação do evento segue durante todo o dia com palestras, debates, apresentações e plenárias. 

A Conferência tem o principal objetivo de debater questões pertinentes às políticas públicas. Na ocasião, os trabalhadores da área, a população assistida pelo SUAS e os órgãos competentes realizaram um grande balanço das ações executadas no município e levantaram sugestões de pontos a serem melhorados. Evento possibilitou também a votação em plenária de quatro delegados, que vão representar o nome da cidade nas conferências estadual e nacional. Esses representantes levam as propostas apresentadas durante a Conferência Municipal para esses âmbitos maiores. 

O tema deste ano é “Assistência Social: Direito do Povo, com Financiamento Público e a Participação Social”. Representando a secretária Janaína Ramos na solenidade de abertura, o adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Social, Sedes, Odair Lima, ressaltou o trabalho da gestão nos setores e serviços sociais. "Imperatriz tem tido esse cuidado de implementar todas as políticas públicas e chegar naqueles que mais precisam. Vamos da zona urbana até a zona rural, com um trabalho intenso e atuante", afirmou. 

De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Cristina Fonseca, elaborar um evento como esse é uma vitória democrática, pois conta com a participação assegurada dos usuários dos programas sociais e os profissionais do setor. "Aqui avaliamos a atuação dos programas e o serviço prestado para a população. É realmente um trabalho de conferir opiniões, propostas e recomendações", explicou. 

Realizada a cada dois anos, com recomendações do Conselho Estadual de Assistência Social do Maranhão, CEAS/MA, o evento é promovido em Imperatriz pelo Conselho Municipal e pela Prefeitura, por meio da Sedes.

Assistência Social