Assistência Social

EVENTO

Conferência de Assistência Social discute responsabilidade do poder público

Encontro acontece dia 10, no auditório da Faculdade Pitágoras

Publicado em: 08/10/2019 por Ariel Rocha

Secretaria de Desenvolvimento Social

Conferência de Assistência Social discute responsabilidade do poder público

A inscrição na conferência é gratuita e será feita no início do evento. (Foto: Assessoria)

Com temática que aborda questões sobre a garantia de proteção como responsabilidade pública, a XI Conferência Municipal de Assistência Social ocorre na próxima quinta-feira, dia 10 de outubro. O encontro vai acontecer no auditório da Faculdade Pitágoras do Centro, com programação das 8h até às 18h. A inscrição é gratuita e será feita no início do evento.

Realizada a cada dois anos, o evento é executado em Imperatriz pelo Conselho Municipal de Assistência Social e pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Sedes. O tema deste ano é “Assistência Social: Direito do Povo, com Financiamento Público e a Participação Social”.

De acordo com a presidente do Conselho de Assistência Social, Cristina Fonseca, é necessário que a sociedade conheça seus direitos e deveres. “No evento, estaremos avaliando as políticas de assistência social, para consolidar os direitos sociais de seus usuários”, explicou. 

O evento está organizado em três eixos. O primeiro é a assistência social como é direito do cidadão e dever do Estado. O segundo é a respeito do financiamento público na política pública. Já o último trata como a participação popular garante a a democracia e o controle social.

A temática escolhida para discussão na reunião possibilita o melhor debate de todos os assuntos que afetam o Sistema Único de Assistência Social, SUAS. Ainda de acordo com a presidente, a população precisa entender mais a rede de assistência e saber como ela funciona. “Assim fica muito mais fácil ter acesso aos seus benefícios”, concluiu.

Quem pode participar da conferência?

Todos os sujeitos envolvidos na Política de Assistência Social e pessoas interessadas nas questões relativas a essa Política, a exemplo de:

- Gestores da assistência social e representantes de órgãos públicos;

- Trabalhadores da assistência social e de outras políticas que fazem interface com a política de assistência social;

- Representantes de entidades de assistência social;

- Usuários e representantes de organizações de usuários;

- Representantes de Conselhos Setoriais (saúde, educação) e de Defesa de Direitos (criança e adolescente, idoso, pessoa com deficiência, mulher);

- Representantes das Universidades, do Poder Legislativo Federal, Estadual e Municipal, do Judiciário, Ministério Público e outros.

Confira a programação completa do evento:

8h - Credenciamento

9h - Composição da mesa

10h - Leitura do regimento interno

10h20 - Palestra Magna “Assistência Social: Direito do Povo, com Financiamento Público e a Participação Social” com Rosângela Bertoldo (Assistente Social)

11h30 - Plenária

13h30 - Apresentação cultural

13h40 às 15h30 - Grupos de trabalho

15h30 - Plenária final da Conferência Municipal

17h - Eleição dos delegados

17h30 - Entrega dos certificados e encerramento da conferência com Coffee Break

Assistência Social