Assistência Social

COMEMORAÇÃO

Dia da Criança é celebrado no Cras Bom Jesus

Data foi comemorada com brincadeiras, palestras e entrega de presentes

Publicado em: 11/10/2018 por Léo Costa

Secretaria de Desenvolvimento Social

Dia da Criança é celebrado no Cras Bom Jesus

Crianças se encantam com os bonecos Caju e Aninha no teatro de fantoches (Foto: Léo Costa)

Em comemoração ao Dia da Criança, 12 outubro, a Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Sedes, realizou nesta quinta-feira, 11, diversas atividades no Centro de Referência de Assistência Social, Cras, Avenida Universitária, s/n, Bom Jesus.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Janaína Ramos, as ações nos Cras representam um gesto de respeito do poder público com as crianças da cidade. “É um momento único. Por isso queremos resgatar a infância com brincadeiras e fortalecendo os vínculos familiares. Como secretária, juntamente com a equipe da Sedes e nossos parceiros, me sinto no dever de proporcionar às nossas crianças esses momentos de lazer e diversão, principalmente nesta data tão especial”, destacou.

Além das crianças, as mães, moradoras das comunidades assistidas pelo Cras Bom Jesus, também participaram do evento com acompanhamento de palestras sobre o fortalecimento de vínculo familiar e critérios sobre o programa de habitação Minha Casa, Minha Vida.

Para a coordenadora do Cras Bom Jesus, Charlanny Caitano, as festas são ocasiões importantes para celebrar, principalmente quando se trata de crianças. “Nossa equipe, com apoio da Sedes, faculdades particulares e outras pastas do município, trabalhou com muito carinho para que essas crianças, que são acompanhadas pelo Cras, se divirtam e se sintam especiais".

A data foi celebrada com a entrega de 207 brinquedos, brincadeiras, pinturas, palestras sobre segurança no trânsito e teatro de fantoches, com os bonecos Caju e Aninha, apresentado pelos acadêmicos do 7º período do curso de enfermagem da Faculdade Facimp Wyden em Imperatriz.

Uma das crianças presenteada foi o estudante Elias Pereira Saldanha, 12, morador do Residencial Dom Affonso Felipe Gregory. “Estou muito feliz por receber este presente. Estou adorando a festa e aproveitando cada segundo”, relatou.

A programação contou com parcerias das secretarias municipais de Trânsito, Setran; Meio Ambiente; Infraestrutura, Sinfra; Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão, Unisulma; Facimp Wyden em Imperatriz, e Faculdade do Maranhão, Facam.

O Dia das Crianças é comemorado no Brasil no dia 12 de outubro desde a década de 1920. Em 1923, a então capital do país, Rio de Janeiro, foi sede do 3º Congresso Sul-Americano da Criança. No ano seguinte, o deputado federal Galdino do Valle Filho elaborou e conseguiu a aprovação do projeto de lei que estabelecia a nova data comemorativa no Brasil. Na época o presidente brasileiro, Arthur Bernardes, oficializou o Dia das Crianças, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.

O dia 12 é um feriado nacional desde 1980, pela comemoração de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil. A maioria das nações comemora o Dia das Crianças na data estabelecida pela ONU, 20 de novembro Dia Mundial da Criança, outras comemoram em diferentes datas.

Assistência Social