Assistência Social

INCLUSÃO

Sessão de cinema celebra Dia Internacional da Síndrome de Down

Ação foi realizada em parceria com o Shopping Tocantins

Publicado em: 22/03/2018 por Léo Costa

Secretaria de Desenvolvimento Social

Sessão de cinema celebra Dia Internacional da Síndrome de Down

Grupo assistiu Pantera Negra, super-herói das histórias em quadrinhos publicadas pela Marvel Comics. (Foto: Edmara Silva)

Em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down, 21 de Março, usuários do Centro de Referência da Pessoa com Deficiência, CRPD, celebraram a data nesta quarta-feira, em sessão especial de cinema com direito a pipoca e refrigerante. O filme exibido foi Pantera Negra, Black Panther, um super-herói das histórias em quadrinhos publicadas pela Marvel Comics, cuja identidade secreta é a de T'Challa, rei de Wakanda, um reino fictício na África.

“A ação teve como objetivo conscientizar sobre o respeito ao próximo e ainda mostrar, que independentemente das diferenças, eles têm potencialidade de vencer o preconceito por meio da inclusão. E que é de suma importância o papel da sociedade e do Poder Público nesse processo,” - pontuou Fátima Avelino, secretária de Desenvolvimento Social.

A programação foi realizada por meio de uma parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Sedes, e direção do Tocantins Shopping Center, que ofertou uma de suas salas de cinema. “Essa iniciativa contribui para dar visibilidade ao potencial das pessoas com Síndrome de Down e mostrar que eles levam a vida igual a todo cidadão. É uma satisfação oferecer esse apoio” – disse Rony Rodrigues, gerente do Shopping.

O Centro de Referência da Pessoa com Deficiência, Rua Sergipe, 25, Três Poderes, atende diariamente cerca de 60 crianças e jovens em atividades diversas como: Braile; Libras; artesanato; aula de violão; informática; terapia ocupacional; e fisioterapia.

“A data é comemorada no mundo inteiro, onde a gente mostra para a sociedade que a pessoa com Síndrome de Down pode interagir, passear, socializar, frequentar a escola e o cinema. Nessa ação que fizemos no Shopping Tocantins tivemos um momento de inclusão de meninos e meninas com a sociedade em geral,” – falou Jacqueline Belchior, coordenadora do CRPD.

O leiturista da Caema, Cleomar Silva Mendes, pai de Ana Vitória, vê nos encontros um momento importante para que os jovens tenham afinidades e juntos busquem a socialização. “Esse é um ótimo trabalho por que incluem as pessoas especiais. Dessa forma a gente só tem a ganhar e eles também”, afirma Cleomar Silva.

A Síndrome de Down não é uma doença, e sim uma alteração genética, que acontece na divisão celular do óvulo, que resulta em um par a mais no cromossomo 21, chamada trissomia. No Brasil existem aproximadamente 300 mil pessoas com síndrome de down, segundo dados do IBGE. A inclusão dessas pessoas na vida escolar e profissional aumenta sua possibilidade de desenvolvimento, além de reforçar para sociedade a necessidade de respeito às diferenças, quaisquer que sejam.

Assistência Social