Assistência Social

AÇÃO

Prefeitura intensifica força-tarefa para auxiliar famílias desabrigadas pela cheia do rio Tocantins

Até o momento 27 famílias desabrigadas e 12 desalojadas contam com o suporte do Município

Publicado em: 28/12/2021 por Rafael Pestana

Superintendência de Defesa Civil

Prefeitura intensifica força-tarefa para auxiliar famílias desabrigadas pela cheia do rio Tocantins

Defesa Civil tem estado em alerta, com demais órgãos municipais, para auxiliar na retirada das famílias que se encontram em situação de risco. (Foto: Sara Batalha)

Diante do aumento do nível do rio Tocantins, a Prefeitura de Imperatriz está atuando com frentes de serviços para garantir abrigo e auxílio para as famílias ribeirinhas, que precisaram ser deslocadas de suas casas. Com uma força-tarefa conjunta entre Superintendência de Proteção e Defesa Civil e as secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes) e de Governo (Segov), a Prefeitura está desde a segunda-feira (27), dando suporte aos atingidos pela cheia do rio.

A Defesa Civil vem realizando a retiradas das famílias afetadas e levando-as para os abrigos mantidos pelo Município. Já a secretária adjunta de Desenvolvimento Social, Luzia Mary, o secretário de Governo, Eduardo Soares e a coordenadora pedagógica da Sedes, Liliane Ferreira, estão encarregados de verificar a estrutura de locais para acolher famílias, caso necessitem de abrigo, devido às enchentes. 

O superintendente de Defesa Civil, Josiano Galvão, destaca que, “temos até o momento 27 famílias desabrigadas, encaminhadas para os abrigos mantidos pelo Município, e 12 desalojadas, mas que possuem onde ficar. As famílias que precisam de abrigos estão sendo encaminhadas para os abrigos na Escola  Tiradentes, na Quadra e na Igreja São Sebastião, na Caema”.

A secretária adjunta Luzia também reuniu-se em seguida, com coordenadoras da Sedes. O objetivo é traçar mais estratégias para acolher e encaminhar famílias que venham a ficar desabrigadas, até servidores que estavam no gozo do recesso, foram acionados para prestar serviço a este público. 

Acolhimento das famílias, entrega de cestas básicas, ajustes em abrigos próprios da Sedes e abrigos adaptados (Escola Tiradentes, Igreja São Sebastião e Parque de Exposições), são o foco das ações. “Assistentes sociais, servidores do Banco de Alimentos, motoristas da frota e servidores do depósito têm se esforçado muito para ajudar, trabalhando até à noite para levar alívio ao sofrimento dessas pessoas”, relata Luzia Mary.

Josiano Galvão ressalta que o número de desabrigados e desalojados pode aumentar nas próximas horas do dia, e que o órgão está em alerta e monitorando a situação para continuar dando suporte às famílias que precisarem. Caso necessário, a Defesa Civil disponibiliza o WhatsApp: (99) 99152-0832.

Texto com colaboração de Sara Batalha.

Assistência Social