Assistência Social

SERVIÇOS

Moradoras da zona rural são homenageadas pelo mês da Mulher

Atendimento de saúde, beleza e diversas ações assistenciais foram oferecidas

Publicado em: 16/03/2018 por Léo Costa

Secretaria de Desenvolvimento Social

Moradoras da zona rural são homenageadas pelo mês da Mulher

Mais de 120 mulheres dos povoados da Estrada do Arroz receberam atendimentos (Foto: Léo Costa)

Dando continuidade às ações em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Sedes, promoveu nesta sexta-feira, 16, programação direcionada à comunidade da zona rural.

Durante ação foram ofertados serviços do Cadastro Único, CadÚnico; entrega de mudas de plantas; de preservativos; aeróbica; atendimentos na área de enfermagem e nutricional; designer de sobrancelhas;  aferição de pressão; testes rápidos para HIV e Sífilis; teste de glicemia e hepatite.

As atividades aconteceram das 8h às 12h, no Recanto da Piscina, Rua João XXIII, s/n, Povoado Coquelândia. Mais de 120 mulheres, entre idosas e usuárias do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, PAIF, foram atendidas. Elas são moradoras das comunidades, às margens da Rodovia Padre Josimo Tavares, MA- 386, da "Estrada do Arroz".

“A proposta foi levar serviços e informações às mulheres que estão mais distantes, principalmente na zona rural, que muitas vezes não têm tempo ou condições de sair de suas casas para terem seus benefícios” – destacou Fátima Avelino, secretária de Desenvolvimento Social.

Os trabalhos foram coordenados pelo Centro de Referência de Assistência Social, Cras Coquelândia, em parceria com o Programa de Atenção Integral a Saúde da Mulher, da Secretaria Municipal de Saúde.

“O público-alvo foram mulheres em situação de vulnerabilidade social, onde em um só espaço puderam receber diversos tipos de atendimentos. Foi uma junção dos povoados Coquelândia e São Félix. E também um local de convívio comunitário e de fortalecimento do vínculo entre elas” ressaltou Iza Lima, coordenadora do Cras Coquelândia.

“Uma ação como essa ajuda a romper algumas barreiras que impede a mulher de procurar atendimento na Unidade de Saúde. Então viemos desenvolver um trabalho que ajude de forma preventiva e não curativa” - Lívia Bustamante, assessora técnica do Programa de Atenção Integral a Saúde da Mulher.

Uma das beneficiadas da ação foi a aposentada Dalva Ribeiro de Sousa, 75, moradora de Coquelândia. “Aproveitei para fazer um check-up geral, com todos os serviços que estão sendo realizados, principalmente na saúde” – relatou Dalva Ribeiro.

Assistência Social