Assistência Social

COMUNIDADE

Atendimentos itinerantes da assistência social beneficiam zonas urbana e rural

Mais de 1.500 pessoas atualizaram dados dos programas sociais

Publicado em: 04/04/2018 por Léo Costa

Secretaria de Desenvolvimento Social

Atendimentos itinerantes da assistência social beneficiam zonas urbana e rural

Durante ações foram realizados mais de 1.500 atendimentos (Foto: Assessoria)

Visando melhorar a qualidade de vida da população, a Prefeitura de Imperatriz, através das secretarias de Desenvolvimento Social, Sedes; e Saúde, Semus; vêm ampliando as ações de atendimentos nos bairros e povoados.

Os trabalhos são coordenados pelas unidades do Centro de Referencias de Assistência Social, Cras, em parceria com Unidades Básicas de Saúde. “Uma das determinações do prefeito Assis Ramos, é a descentralização dos serviços ofertados pela Prefeitura. Assim, vamos conseguir melhor atender a população que precisa das ações do Poder Público Municipal e que, geralmente, não tem como se deslocar até as unidades de atendimentos” – ressaltou Fátima Avelino, secretária de Desenvolvimento Social.

Por meio do Cras, as famílias em situação de extrema pobreza, incluídas pelo Plano Brasil Sem Miséria, passam a ter acesso a serviços como cadastramento e acompanhamento em programas de transferência de renda. Imperatriz conta com seis unidades distribuídas pela zona urbana e zona rural.

O Centro de Referência de Assistência Social Santa Rita, em parceria com a Unidade Básica de Saúde Ouro Verde, realizou atendimentos no Conjunto Habitacional Sebastião Régis, Bairro Sumaré.

“Na ação, além do cadastro inicial que foi realizado, foram feitas também consultas para aqueles usuários que estavam com problema de cancelamento e bloqueio do benefício, e constatadas irregularidades, foi dado encaminhamento necessário para cada situação,” – disse Tamyris Fernandes, coordenadora do Cras Santa Rita.

Em três dias, 26, 27 e 28 de março, foram beneficiadas 741 pessoas, por meio do programa Bolsa Família, com pesagem, atualização e inclusão; 65 consultas médicas e enfermagem; e foram aplicadas 91 dozes de vacinas: Vacina Dupla, dT; Vacina contra hepatite B, Hb; Vacina do Vírus do Papiloma Humano, HPV; Vacina Oral contra Pólio, VOP; Vacina Tríplice, DTP; Vacina Inativada Poliomielite, VIP; tetra viral, Vitamina A e Febre Amarela, FA.

No Cras Cafeteira, Avenida Liberdade, 46, Vila Ipiranga, foi realizada ação social em parceria com a Companhia Energética do Maranhão, Cemar, através do Conselho de Consumidores da estatal, sobre consumo consciente, segurança com energia elétrica, tarifa social baixa renda, negociação de dividas e sorteio de brindes.

Cerca de 100 beneficiários dos programas Bolsa Família; Bolsa Escola; Beneficio de Prestação Continuada, BPC; Baixa Renda; e Minha Casa Minha Vida, dos bairros que formam a grande Cafeteira, participaram das atividades.

A unidade do Centro de Referencia de Assistência Social, Cras Coquelândia, desenvolveu um trabalho voltado aos moradores do Assentamento Eldorado. As atividades aconteceram na sede da Associação de Moradores, rodovia MA 386, conhecida como “Estrada do Arroz”.

“O intuito principal desse trabalho itinerante do Cras, é levar as ações da assistência social para comunidades, oferecer os serviços, projetos e programas que a Sedes tem disponível para a população, assim, ter os serviços cada vez mais próximos das famílias” – ressaltou Izza Lima, coordenadora do Cras Coquelândia.

Na comunidade, formada por 110 famílias, foram atendidas 60 pessoas no Cadastro Único para Programas Sociais. Os serviços ofertados foram a atualização do Número de Inscrição Social, NIS; Programa Bolsa Família; Carteira do Idoso; Tarifa Baixa Renda; e Benefício de Prestação Continuada, BPC. “Essa foi uma ótima oportunidade para nós que moramos na roça. Principalmente pra quem já está na minha idade que não tem como ficar saindo de casa”, destacou Josias Carneiro Gouveia, 79 anos.

Assistência Social