Assistência Social

VALORIZAÇÃO

Imperatriz terá XVII Semana Municipal do Idoso

Atividades acontecem entre os dias 23 de setembro e 1° de outubro

Publicado em: 20/09/2019 por Sara Batalha

Secretaria de Desenvolvimento Social

Imperatriz terá XVII Semana Municipal do Idoso

Abertura acontece nesta segunda-feira, 23, às 8h na Casa do Idoso Feliz (Foto: IMADRONEBR)

Com o tema “Saúde Mental da Pessoa Idosa: é preciso saber viver” será realizada a 17ª edição da Semana Municipal do Idoso. Programação contará com apresentações teatrais, rodas de conversa, mutirão e o tradicional baile das estrelas e ocorre entre os dias 23 de setembro e 1º de outubro. Apesar de ser em homenagem ao idoso, as atividades são abertas ao público e também objetivam conscientizar famílias e sociedade. 

Evento é promovido pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Casa do Idoso Feliz, serviço é de responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Social, Sedes, em parceria com as entidades que compõe o Conselho Municipal de Proteção ao Idoso, Ministério Público e demais órgãos.

A valorização e respeito à pessoa idosa é considerada uma marca da Casa do Idoso Feliz, como afirma a secretária da Sedes, Janaína Ramos. “As programações da Casa já são tradicionais no Município, e todas as atividades voltadas para este público, como já é sabido de todos, são para valorizá-lo e mostrar o quanto os idosos são importantes na sociedade. Esta é uma marca da gestão Assis Ramos. Com este evento não poderia ser diferente, preparamos uma programação especial e ampla”, destacou.

De acordo com a coordenadora da Casa, Alessandra Nobre, “A Semana Municipal do Idosos terá sua abertura na Casa do Idoso Feliz, na segunda-feira, dia 23, às 8h, com a palestra que marca o tema deste ano com a psicóloga Luciana Abreu. E até o dia 1° de outubro, teremos diversas atividades para envolver nossos idosos como culto, missa, mutirão, entre outras”, informou.

Ela lembra que, este evento é realizado com apoio de vários órgãos e entidades parceiras como a Pastoral da Pessoa Idosa, Clube das Mães de Imperatriz, Associação Pró Idosos de Imperatriz – APII, Casa do Idoso Esperança, Clube da Melhor Idade, Lar São Francisco de Assis, Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria da Mulher, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, entre outros órgãos municipais, além do Ministério Público, Defensoria Pública, Conselho Municipal de Proteção ao Idoso, Fórum Permanente da Pessoa Idosa, Creas, Delegacias, OAB – Comissão da Pessoa Idosa e a própria Casa do Idoso Feliz”, destacou.

Programação Completa

23/09 – 8h- Abertura da XVII Semana Municipal do Idoso.

Palestra: “Saúde mental: Qualidade de Vida na Terceira Idade”, palestrante: Luciana Abreu (psicóloga). Local: Casa do Idoso Feliz.

24/09 - 8h às 12h – Mutirão da saúde do idoso, atendimentos: médico nutricional e bucal, atividade física, avaliação física e nutricional, plantão jurídico, testes HIV e hepatites, serviços de saúde mental. Local: Praça da Cultura

25/09 8h – Ação em saúde mental

8h30min – Missa na Casa do Idoso.

14h30min - Culto em ação de graças. Local: Casa do Idoso Esperança.

26/09 –8h – Baile das Estrelas. Local: JR Eventos.

27/09 – 9h – Ação Social Lar São Francisco. Parceria: SMPM, SPMA, OAB.

14h - Roda de conversa na Escola Maria das Neves 

28/09 – 8h - Mutirão de Atendimento, coordenação Ministério da Terceira Idade da Assembleia de Deus, Campo I. Local: Templo Central. 

14h - Ação em Saúde Mental com Dr. Osvaldo José Theodoro Neto. Local: Clube das Mães – Rua Rio Grande do Norte, nº 48.

29/09 – Mobilização nas Paróquias e Igrejas Evangélicas.

30/09 – 8h30min – Palestra: Os Desafios da Educação Financeira para Pessoa Idosa, promotor Joaquim Júnior. Local: Casa do Idoso Feliz.

14h - Roda de Conversa, Escola Elisa Nunes – (Santa Rita)

01/10 – Um dia de homenagens pelo Dia Nacional do Idoso

8h - Ação Social em Saúde Mental. Local: Lar Renascer

9h - Sarau, na Casa do Idoso Feliz

15h - Ação em Saúde mental, Local: Appii.

Assistência Social