Assistência Social

SELO UNICEF

Sedes cumpre desafio do Selo Unicef com oficina de alimentação saudável

Ação foi realizada com crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, SCFV e Cras do Bom Jesus

Publicado em: 17/09/2019 por Sara Batalha

Secretaria de Desenvolvimento Social

Sedes cumpre desafio do Selo Unicef com oficina de alimentação saudável

Outros seis desafios ainda devem ser cumpridos, de acordo com o cronograma do Selo. (Foto: Sara Batalha)

Em cumprimento ao desafio dois, de um total de oito do Selo Unicef, a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social, Sedes, levou oficina sobre alimentação saudável e prevenção à obesidade, às crianças assistidas pelo Cras e SCFV do Bom Jesus. Para que o município receba o Selo, é necessário cumprir alguns desafios, e este é o segundo, realizado na manhã desta terça-feira, 17. A atividade foi direcionada pelo Núcleo de Estudo da Política Infanto Juvenil de Imperatriz, Nepijuvi, que funciona na Sedes. A Superintendência de Segurança Alimentar e Nutricional e o Banco de Alimentos também participaram.

A secretária de Desenvolvimento Social, Janaína Ramos, acompanhou a oficina, e falou da importância da alimentação correta. “Nós sabemos que, infelizmente, o Brasil é campeão em desperdício alimentar. E nós, da Sedes, mostramos para estas crianças, e também para os responsáveis por elas, que existem várias formas de aproveitar os nutrientes das frutas, inclusive de partes que seriam jogadas no lixo, tais como cascas e sementes”, disse.

Ela informou ainda que, “além disso, trouxemos mais informações imprescindíveis sobre a prevenção à obesidade, por meio da Superintendência de Segurança Alimentar. Para nós, é uma enorme satisfação trazer essas informações e ainda cumprir mais este desafio”, ressaltou.

O jovem Íthalo Pereira, que participa do Nepijuvi, explicou com entusiasmo que “se a gente alcançar esse Selo, nós iremos conseguir vários benefícios para o Município, por exemplo: ambulâncias e viaturas, entre outros. Por isso, como a própria secretária falou, já recebemos até o título de prefeito amigo da criança e do adolescente”, informou.

A nutricionista Iolanda Souza, da Casa do Idoso Feliz, demonstrou como fazer um suco de abacaxi com couve, nutritivo, rico em ferro e antioxidantes, e como aproveitar também a casca da fruta para fazer geleia. Ela também deu a receita do famoso bolo de casca de banana, que é sucesso entre os usuários da Casa do Idoso. As crianças receberam um lanche com sucos, frutas e bolo, fornecido pelo Banco de Alimentos. E a nutricionista Francilene Brito, da Susan, palestrou sobre a alimentação saudável e prevenção à obesidade.

Assistência Social