Assistência Social

INCLUSÃO

Servidores da Sedes concluem curso de libras

A capacitação durou seis meses e permite os funcionários de diversos programas comunicarem-se com surdos

Publicado em: 04/12/2019 por Sara Batalha

Secretaria de Desenvolvimento Social

Servidores da Sedes concluem curso de libras

35 servidores receberam certificados (Foto: Sara Batalha)

35 servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social, Sedes, receberam no final da tarde de terça-feira, 03, o certificado de participação no Curso de Língua Brasileira de Sinais, Libras. A capacitação teve duração de seis meses e os conhecimentos apreendidos foram teóricos e práticos, sobre: alfabeto, números, lugares, cores, Código de Ética do Intérprete de Libras, História dos Surdos na Sociedade, entre outros.

A coordenadora do Centro de Referência da Pessoa com Deficiência, CRPD, Jackeline Belchior, explica que “há bastante tempo nós tínhamos este projeto para oferecer o curso aos servidores. Mas, somente quando a secretária Janaína Ramos assumiu, ela entendeu a importância e o quão necessário era esta capacitação. Começamos com um número maior de funcionários, mas festejamos e agradecemos a Deus por estes que perseveraram e concluíram. Hoje é uma vitória para nós”, disse. 

Com este conhecimento, os servidores estão aptos a se comunicar com a comunidade surda, o que, para a secretária da Sedes, Janaína Ramos, “representa promover a inclusão e acessibilidade. Agradeço aos nossos instrutores por transmitirem o conhecimento. É uma pena nem todos que iniciaram conseguiram concluir, mas é fato que, quem concluiu sai à frente. Esse curso é importante para quem vai participar de seletivos e concursos”, lembra. 

A recepcionista do Centro de Referência Especializada de Assistência Social, Creas, Jéssika Carvalho, participou do curso e conta que se sente “bem capacitada. Aprendi mais uma língua que eu não tinha conhecimento e que vai me servir muito no meu dia a dia, no atendimento ao público. Além disso, é mais um certificado para meu currículo. Agradeço à Sedes e ao CRPD pela capacitação”, disse a servidora.

Assistência Social