Assistência Social

PREVENÇÃO

Servidores da Sedes participam de palestra do Setembro Amarelo

Atividades ocorrem em diferentes secretarias desde o início deste mês

Publicado em: 12/09/2019 por Sara Batalha

Secretaria de Desenvolvimento Social

Servidores da Sedes participam de palestra do Setembro Amarelo

No início da semana, Prefeitura realizou blitz em alusão ao Setembro Amarelo no centro da cidade. (Foto: Edmara Silva)

A campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio, é realizada em todo o país, e no município, tem a participação de diversas secretarias. Com o intuito de capacitar servidores, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Sedes, orientou todos os funcionários a participarem de palestra com tema “Capacitação em Saúde Mental: Promoção à Saúde e Prevenção ao Suicídio”, que ocorre nesta sexta, 13, às 8h, na Casa do Idoso Feliz.

Depressão é um problema sério de saúde e que muitas vezes está próximo a nós, de acordo com a secretária da Sedes, Janaína Ramos. “Muitas vezes, os casos de depressão se manifestam em um parente próximo, um irmão, pai ou mãe, vizinho ou amigo, ela não escolhe classe social, raça ou credo. É importante lembrar que é uma doença séria, que precisa de tratamento e atenção, não é frescura, nem tampouco preguiça. Por isso, faço questão de que os servidores das Sedes participem desta capacitação”, enfatizou.

A assistente social da Sedes, especialista em Saúde Mental, Maria Cléia Pereira enfatiza que “as pessoas devem cuidar da saúde emocional. O Município disponibiliza profissionais capacitados para o atendimento das pessoas que necessitam deste tipo de apoio. E participar desta capacitação é enriquecedor. Sofrer sozinho não é necessário, não segure essa barra sozinho, eu estou aqui!”, incentivou a servidora.

Este ano a campanha Setembro Amarelo tem como tema geral "Falar é a melhor solução". Em Imperatriz, diversas ações são realizadas pela Prefeitura como na segunda-feira, 09, quando ocorreu uma blitz educativa no centro da cidade. No domingo, 22 de setembro, será realizado passeio ciclístico, parceria entre as secretarias de Saúde e Esporte. 

Assistência Social