Assistência Social

SAÚDE

Simpósio discute alimentação saudável e sustentável na Casa do Idoso Feliz

O evento foi aberto ao público, gratuito e a participação valeu certificado de 10 horas

Publicado em: 30/10/2019 por Sara Batalha

Secretaria de Desenvolvimento Social

Simpósio discute alimentação saudável e sustentável na Casa do Idoso Feliz

A alimentação saudável é primordial para a saúde do idoso. (Foto: Patrícia Araújo)

Manter hábitos saudáveis, inclusive alimentares, é necessário para envelhecer com qualidade de vida. Com este foco, a Casa do Idoso Feliz, programa mantido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Sedes, realizou nesta quarta-feira, 30, das 8h às 17h, o II Simpósio da alimentação saudável e sustentável. Tema deste ano é “Uma alimentação Saudável para um Mundo Sem Fome”.

Palestras, oficinas, orientações nutricionais, lanches, devocional, apresentação teatral relacionada ao tema e o tradicional forró, fizeram parte da programação, com duração de um dia. O evento conferiu aos presentes, certificado de 10 horas de participação.

A coordenadora da Casa, Alessandra Nobre explica que “a Casa do Idoso Feliz é referência não só na Região Tocantina, mas em todo o Estado do Maranhão, e para nós, da gestão Assis Ramos, é um orgulho. Trabalhar a alimentação saudável para os idosos é necessário e buscamos, a cada ano que passa, melhorar este simpósio, que é fruto de uma ideia que surgiu de uma conversa entre mim e a secretária da Sedes, Janaína Ramos. Esperamos que eles aprendam e pratiquem a alimentação saudável, aliada à pratica de exercícios, para que vivam muito bem”, enfatizou.

A idosa Diva Araújo, 67, é usuária da Casa, ela considera que “uma alimentação saudável para mim, é você não comer frituras e massas em excesso, mas em primeiro lugar vem a comida natural, com verduras, frutas, para mim, isto é uma alimentação saudável. Talvez eu ainda não alcancei o ideal, mas eu busco me alimentar de uma maneira que não me prejudique”, disse.

Ela afirmou ainda que, não dispõe de muito espaço, mas se mostrou muito animada em aprender e encontrar um cantinho em casa para desenvolver uma horta. Durante o evento, uma oficina foi aplicada aos idosos, como forma de incentivo à alimentação livre de agrotóxicos e conservantes.

As vereadoras Fátima Avelino (MDB) e Maura Barroso (PROS) marcaram presença e compuseram a mesa diretiva do evento. O secretário adjunto da Sedes, Odair Lima, a coordenadora do Restaurante Popular, Cristina Fonseca e a coordenadora da Atenção Básica, Sormanne Branco, também participaram. 

Assistência Social