Atenção básica

CONSCIENTIZAÇÃO

Abertura da campanha Janeiro Branco é realizada na UBS Vila Nova

Ação conscientiza sobre os cuidados com a saúde mental

Publicado em: 12/01/2021 por Rafael Pestana

Secretaria de Saúde

Abertura da campanha Janeiro Branco é realizada na UBS Vila Nova

A ação contemplou os pacientes e funcionários da unidade com panfletagem e dicas de como procurar os serviços ofertados pelo município (Foto: Rafael Pestana)

Nesta terça-feira, 12 de janeiro, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Semus, e da Rede de Saúde Mental, realizou atividade de abertura da campanha Janeiro Branco, na UBS da Vila Nova. Ação contemplou os pacientes e funcionários da unidade com panfletagem e dicas de como procurar os serviços ofertados pelo município. 

A coordenadora da Atenção Básica, Sormanne Branco, destaca que essa, “é uma parceria da Rede de Saúde Mental com as UBSs, que são as portas de entrada do usuário ao SUS. Quem possui algum problema de saúde mental, após o primeiro atendimento, se houver necessidade, a unidade encaminha para o ambulatório. Em casos de pessoas em surtos, são encaminhadas para o CAPS, responsável por realizar o atendimento de urgência e emergência”.

“A campanha Janeiro Branco tem o foco nos cuidados com a saúde mental, tão necessários após um ano atípico, que foi 2020, com a pandemia e seus reflexos, desde as mudanças de rotina, o isolamento e distanciamento, sem falar nas muitas perdas de pessoas queridas. Então porque não falar de saúde mental no início do ano? Quando estamos fazendo planos e escrevendo a nossa programação anual. É o cuidado com a mente, com o corpo, o cuidado com o nosso psicológico em primeiro lugar. Hoje o objetivo é divulgar os serviços oferecidos e onde procurar ajuda”, destaca Kátia Carvalho, coordenadora da Rede de Saúde Mental.

“Nós trabalhamos com a prevenção, para que a população possa se cuidar antes de desenvolver um problema mais grave, e essa é uma ação que intensificamos n o mês de janeiro, mas que é realizada durante todo o ano”, conclui Sormanne Branco.

O município dispõe de quatro dispositivos para auxiliar pessoas que estejam precisando de cuidados com a saúde mental. Para atendimento, o usuário precisa se direcionar à unidade com os documentos: xerox do RG, cartão do SUS e comprovante de residência.

 

Ambulatório de Saúde Mental de Imperatriz

Horário de Atendimento – 07h às 18h.

Endereço: Rua Amazonas, 520 – Centro.

Telefone: (99) 99150-8693.

 

Centro de Atenção Psicossocial Infanto – Juvenil

Horário de Atendimento – 08h às 18h.

Endereço: Rua Itamar-Guará, n°2223 – Três Poderes.

 

Centro de Atenção Psicossocial - CAPS AD III - Álcool e Drogas

Horário de Atendimento – 24h.

Endereço: Rua Projetada B, Complexo de Saúde – Parque Anhanguera.

 

Centro de Atenção Psicossocial - CAPS III – Renascer

Horário de Atendimento – 24h.

Endereço: Rua Projetada B, Complexo de Saúde – Parque Anhanguera.

Atenção básica