Atenção básica

MELHORIAS

Imperatriz discute diretrizes do Programa Previne Brasil

Reunião vai tratar sobre as diretrizes que versam sobre o financiamento da Atenção Básica

Publicado em: 15/06/2021 por Regilson Borges

Secretaria de Saúde

Imperatriz discute diretrizes do Programa Previne Brasil

O encontro ocorre em dois dias e conta com profissionais das Unidades Básicas de Saúde. (Foto: Patrícia Araújo)

Enfermeiros da Atenção Básica de Imperatriz participam de reunião realizada no auditório da Universidade Federal do Maranhão, UFMA, nesta quarta-feira, 16, e quinta-feira, 17. Evento é realizado em dois dias para que as regras de segurança contra a Covid - 19 sejam seguidas e o objetivo é debater sobre os indicadores do programa Previne Brasil. 

De acordo com a coordenação da Atenção Básica, Maria Patrícia Rodrigues da Silva, o encontro vai discutir as novas medidas de financiamento do Sistema Único de Saúde, SUS, proposto pelo programa Previne Brasil. Todos os municípios do país devem seguir as mesmas regras. 

O pagamento dos recursos financeiros aos municípios leva em consideração os indicadores que serão discutidos na reunião com os profissionais da Atenção Básica. Como, por exemplo, gestantes com pelo menos seis consultas pré-natal realizadas; gestantes com realização de exames para Sífilis e HIV; gestantes com atendimento odontológico realizado.

Também devem ser discutidas ações sobre a cobertura de exame citopatológico, cobertura vacinal de poliomielite inativada e de pentavalente, percentual de pessoas hipertensas com pressão arterial aferida em cada semestre e percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada.

Atenção básica