Atenção básica

SETEMBRO AMARELO

Saúde Mental fortalece relacionamento com Agentes de Saúde

Proposta é alertar famílias sobre tratamento de doenças mentais

Publicado em: 22/09/2020 por Regilson Borges

Secretaria de Saúde

Saúde Mental fortalece relacionamento com Agentes de Saúde

Os Agentes Comunitários de Saúde devem entregar panfletos e ímã de geladeira para as famílias (Foto: Patrícia Araújo)

A campanha Setembro Amarelo, em Imperatriz, neste ano, conta com apoio dos Agentes Comunitários de Saúde, ACS, como multiplicadores de informações sobre a prevenção ao suicídio, além de alertar a população das possibilidades de atendimento na rede pública. Ao longo deste mês, várias Unidades Básicas de Saúde, UBS, serão visitadas por profissionais da saúde mental.

Na oportunidade, os ACS recebem um kit para distribuírem nas visitas realizadas às famílias, com um folder informativo, que contém indicações sobre os Centro de Atenção Psicossocial, CAPS; e outros materiais com os números do Samu, 192; e do Corpo de Bombeiros, 193. Mobilização é organizada pela Rede de Saúde Mental da Prefeitura.

Imperatriz conta com diversos pontos de atendimento para tratar da saúde mental da população. Um deles é o Centro de Atenção Psicossocial, CAPS. Ele fica localizado no Complexo de Saúde do bairro Parque Anhanguera, na rua Projetada B. Lá também funciona o CAPS III Renascer e o CAPS III Álcool e Drogas, que recebem pacientes com transtornos mentais graves e persistentes, e transtornos oriundos de substâncias psicoativas, respectivamente. Ambos funcionam 24h.

O CAPS Infanto Juvenil atende crianças e adolescentes, e está localizado na rua Itamar Guará, nº 2223, no bairro Três Poderes. O Ambulatório de Saúde Mental fica na rua Amazonas, no Centro, que também conta com equipe multidisciplinar com assistente social, psicólogos e psiquiatras, entre outros.

Atenção básica