Atenção básica

IMUNIZAÇÃO

Unidades Básicas de Saúde adotam cronograma especial para vacina BCG

O público-alvo dessa imunização são recém-nascidos, crianças menores de cinco anos sem cicatriz vacinal ou o mais precocemente possível

Publicado em: 20/06/2020 por João Rodrigues

Secretaria de Saúde

Unidades Básicas de Saúde adotam cronograma especial para vacina BCG

UBS Vila Redenção II atende também a área da Grande Cafeteira. (Foto: Patrícia Araújo)

Com objetivo de otimizar o atendimento à população, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento da Atenção Primária em Saúde, adotou um cronograma especial para disponibilizar as vacinas BCG e Hepatite B. 

O público-alvo dessa imunização são recém-nascidos, crianças menores de cinco anos sem cicatriz vacinal ou o mais precocemente possível. 

De acordo com o cronograma divulgado pelo Departamento da Atenção Primária em Saúde, sete  Unidades Básicas de Saúde (UBS), localizadas estrategicamente em regiões da cidade, passaram a funcionar em dias diferentes da semana exclusivamente para ofertar a vacina. 

“Os pais ou responsáveis precisam atentar-se para a importância de levar suas crianças, sobretudo os recém-nascidos que ainda não foram vacinados contra BCG e Hepatite B, o mais cedo possível nas UBS para receberem essas vacinas, pois esses bebês precisam ser imunizados”, alertou a Gestora do Departamento da Atenção Primária em Saúde, Sormanne Branco.

A enfermeira da Estratégia Saúde da Família da UBS Vila Redenção, Májory Vieira Zuza, explica que pais e responsáveis devem ficar atentos ao cronograma ou podem procurar as unidades para agendar o atendimento.

O frasco da vacina BCG contém vinte doses, que devem ser administradas em um período máximo de seis horas, sob pena de serem inutilizadas. “Se não forem realizadas em até seis horas após a abertura do frasco, essas doses terão de ser descartadas e então é prejuízo, por isso realizamos as vacinas em dois períodos da semana”, explicou a enfermeira.

Májory Vieira ressaltou ainda que a UBS Vila Redenção tem atendido crianças e recém-nascidos advindos de todos os bairros do município, principalmente aquelas residentes na área da Grande Cafeteira, que antes eram atendidos na UBS Cafeteira, mas atualmente está funcionando como ambulatório para Covid-19.   

Na última sexta-feira (12), quatro crianças foram imunizadas contra BCG na UBS Vila Redenção, resultado da nova estratégia de vacinação.

A gerente da UBS Vila Redenção, Evaneide Sousa, reforçou que todas as vacinas preconizadas no calendário nacional de imunização são realizadas na unidade.

O choro da criança pode comover, mas a prevenção está em primeiro lugar. Dentre as pessoas que levaram crianças para se vacinar na UBS Vila Redençao estava a dona de casa Alderina Silva que levou o neto Enzo Gabriel, de sete meses, para ser imunizado contra várias doenças. 

“A mãe dele está trabalhando e vim trazer ele para vacinar, porque a vacina é tudo para uma criança e evita muitas doenças ”, disse a senhora, que reside na Vila João Castelo.

Cronograma de vacinação contra BCG

•UBS Ana Daves (Buriti) 
-Segunda e quarta-feira pela manhã 

•UBS Nova Imperatriz 
-Terça-feira pela manhã e quinta-feira à tarde 

•UBS Vila Redenção  
-Terça e sexta-feira pela Manhã


•UBS Lagoa Verde 
-Quinta-feira pela Manhã 

•UBS Airton Sena 
-Quarta-feira pela manhã 

• UBS Conjunto Vitória 
 -Sexta-feira pela manhã 

•UBS Santa Inês 
-Quarta-feira  pela manhã

Atenção básica