Atenção básica

NOVO CORONAVIRUS

Quatro Unidades Básicas de Saúde se transformam em ambulatórios exclusivos para pacientes da Covid-19

Objetivo é ampliar e descentralizar os atendimentos

Publicado em: 04/06/2020 por João Rodrigues

Secretaria de Saúde

Quatro Unidades Básicas de Saúde se transformam em ambulatórios exclusivos para pacientes da Covid-19

Nas UBS Maria Aragão, Milton Lopes, Vila Lobão e Cafeteira serão realizados testes rápidos e fornecida a medicação para pacientes, conforme prescrição médica (Foto: Patrícia Araújo)

A partir da próxima segunda-feira (8) quatro Unidades Básicas de Saúde, que já funcionam em horário estendido até as 20h, se tornam referência no Município para pacientes com sintomas do novo Coroanvírus (Covid-19). 

Nas UBS Maria Aragão, Milton Lopes, Vila Lobão e Cafeteira serão realizados testes rápidos e fornecida a medicação para pacientes, conforme prescrição médica. Iniciativa é uma forma descentralizar os atendimentos, criar ambulatórios exclusivos para a doença, após encerramento das atividades no Centro de Convenções. 

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento da Atenção Primária à Saúde, informa que as quatro unidades passarão a atender exclusivamente pessoas com sintomas iniciais que sugerem a Covid-19. 

De acordo com a secretária de Saúde do município, Mariana Jales, “no momento as ações de saúde do mundo todo estão voltadas ao combate da pandemia do coronavírus. A Secretaria de Saúde montou o Hospital Municipal de Campanha, atuou no Centro Ambulatorial de Covid-19 no Centro de Convenções e agora na Atenção Básica, com oferta de atendimento, exclusiva, para pacientes com suspeitas e casos leves de coronavírus. Nossas ações continuam com objetivo de descentralizar os atendimentos para as pessoas que necessitarem de atendimento”, enfatiza.

A gestora do Departamento da Atenção Primária à Saúde, Sormanne Branco, ressalta que, a partir de segunda-feira (08), os demais atendimentos regulares serão realizados nas outras 34 UBS do município.

“Agora o diferencial é que vamos colocar quatro UBS somente para o atendimento do coronavírus, porque antes elas atendiam gestantes, crianças, hipertensos, diabéticos, quem tem hanseníase, tuberculose e outras demandas", destacou a gestora da Atenção Primária à Saúde, Sormanne Branco.

A aplicação do teste e fornecimento de medicação serão de competência exclusiva dos médicos durante os atendimentos. Além disso, serão montadas tendas na porta das UBS e equipes de profissionais de saúde farão a triagem dos pacientes. 

A gerente da UBS Milton Lopes, Terezinha Moura, adiantou que o fluxo de atendimento prevê que serão atendidos vinte pessoas pela manhã e vinte à tarde e “será realizado o teste de Covid-19 a medida em que o médico solicitar dos pacientes que forem avaliados, porque há critérios para esse teste”.

A gerente fez questão de destacar que o atendimento será humanizado e as pessoas vão aguardar sua vez sentadas e com a distância de segurança de dois metros entre cada uma, seguindo todas as medidas de prevenção do novo Coronavírus.

Demais atendimentos que eram feitos antes nestas unidades, serão distribuídos para as UBS mais próximas que ficam na mesma área. No caso da Milton Lopes, os demais atendimentos serão remanejados para outras UBS do Distrito Bacuri.

 

Com colaboração de Kalyne Cunha

Atenção básica