Notícias

Campanha

Atividades da Semana de Combate e Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes começam nesta segunda, 13

Campanha acontece de 13 a 17 de maio, e visa alertar população para diminuir índices de crimes praticados em Imperatriz

Publicado em: 11/05/2019 por Maria Almeida

Secretaria de Desenvolvimento Social

Atividades da Semana de Combate e Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes começam nesta segunda, 13

Abertura da campanha 2018 (Foto: Léo Costa)

Com tema “Toda Criança tem direito de Ser Feliz”,  pogramação começa com a capacitação sobre "sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes vítimas de violência" que será realizada em parceria com a Defensoria Pública Estadual, nos dias 13 e 14 das 8h as 12h e das 14h as 18h no auditório da OAB - Rua Simplício Moreira N: 1083, Centro. Cronograma de ações  inclui ainda , palestras e uma blitz na Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa.


Alusiva ao dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado dia 18 de maio,  ações tem o objetivo de incentivar a prevenção e o enfrentamento desse grave problema. “Com as articulações visamos proteger as vítimas e responsabilizar os agressores, bem como conscientizar a população sobre formas de identificar e denunciar os casos suspeitos"  explica a coordenadora do Centro de Referência Especializado em Assistência Social, Creas, Jucilene Reis.


Segundo ela, dados da Secretaria de Direitos Humanos, mostram que é assustador o número de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil, e em Imperatriz não é diferente. Por isso, foi criada esta data com o intuito de ajudar a combater este mal que destrói a vida de milhares de jovens todos os anos. "Estatísticas do Disque 100 apontam que, apenas em 2017, foram feitas mais de 20 mil denúncias desse tipo no pais" - afirmou.


Contudo, Juscilene ressalta que diversas entidades e instituições  estão reunidas em parceria com a Prefeitura para realizar as  ações e conscientizar a sociedade imperatrizense. Dentre elas, estão: Ministério Público Estadual, Defensoria Pública, Vara da Infância e da Juventude, ICRIM, SEST/SENAT, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, CMDCA, Conselho Tutelar e Devry Wyden; além da empresas Armazém Paraíba.

 

Confira programação dessa segunda:
8:30 -  Credenciamento 
9h – Momento cultural 
9:30 – Mesa redonda "sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes vítimas de violência" com participação do Defensor Fábio Carvalho, Sub defensor da DPE Gabriel Santana Furtado, um representante do CREAS e um da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da OBA.


Programação Completa:
13 e 14/05 – segunda e terça:
 Capacitação sobre "sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes vítimas de violência".
15/05 – quarta feira: 
9h: Palestra no CRAS Bom Jesus sobre abuso e exploração sexual;
15h: Palestra no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do bairro São José sobre abuso e exploração sexual.
16/05 – quinta feira: 
9h – Palestra sobre abuso e exploração sexual no CRAS Coquelândia (zona rural);
14h as 17h – panfletagem e orientação no shopping Tocantins sobre abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
17/05 – sexta feira:
8h as 11h - Mobilização e pit stop com entrega de panfletos e plotagem de adesivos da campanha, na Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa em frente às lojas economia.

Notícias