balanço 2021

RETROSPECTIVA

Defesa Civil realizou cerca de 300 atendimentos em 2021

Emissão de certificados anuais, denúncias, campanhas, fiscalização, monitoramento, vistorias técnicas, interdições, entre outros, fizeram parte das ações

Publicado em: 23/12/2021 por Islene Lima

Superintendência de Defesa Civil

Defesa Civil realizou cerca de 300 atendimentos em 2021

A Defesa Civil trabalha na prevenção e minimização de desastres. (Foto: Maira Soares)

A Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil divulgou balanço de todas as ações desenvolvidas pelo órgão em 2021. O relatório indica que, de janeiro até o mês de dezembro, a equipe técnica realizou cerca de 300 atendimentos dos mais variados segmentos. Serviços contribuíram diretamente na integração e proteção de toda população.

As atividades realizadas em 2021 foram de vistorias técnicas estruturais em geral,  trabalho de orientação no período de veraneio nas praias do Cacau e do Meio, autorização anual de funcionamento. Devido às restrições por conta da Covid-19, Defesa Civil também atuou em fiscalizações noturnas, com ações de apoio a outras secretarias do município, emissão de laudos técnicos, atendimentos emergenciais à população no período chuvoso, recadastramento das famílias ribeirinhas, interdição de residências com risco de desabamento, demolição de imóveis em situação de risco, monitoramento do nível do rio Tocantins, entre outras demandas.

O superintendente Josiano Galvão explica que, no decorrer do ano, a Defesa Civil realizou a emissão de 192 certificados para autorização anual de funcionamento de empreendimentos, com inspeções destinadas a esses segmentos.

Outra demanda destacada foram as denúncias de anomalias estruturais com risco de desabamento. Ao total, a Defesa recebeu 96 denúncias voltadas para aterros em riachos, árvore caída ou ameaçando cair, alagamentos, ruas, pontes, e riachos obstruídos, que colocavam a vida humana em risco.

“O ano de 2021 assim com o anterior, foi desafiador. Aos poucos, voltamos à rotina seguindo todas as medidas preventivas por conta da Covid-19, não medimos esforços para garantir que a população tivesse o nosso o apoio e contribuição no que fosse de responsabilidade nossa. Com diálogo, empenho, ajuda de todos, pois nem tudo dependia de nós. Temos uma equipe extremamente focada e assim conseguimos realizar todas as demandas referentes a este ano”, afirma Josiano.

As vistorias, em parceria com a Secretária Municipal de Regularização Fundiária (Serf), também fazem parte do relatório anual. Ao total, os dois órgãos realizaram 47 inspeções, catalogadas como indeferidas, por estarem em áreas de risco. Além disso, os serviços realizados pela Defesa Civil contribuem para o desenvolvimento e andamento de expedição de títulos definitivos conforme a lei.

A Defesa também realizou ações de interdições e demolições, com 10 imóveis interditados e dois demolidos. Com relação à operação preventiva para o período chuvoso, a superintendência montou uma força-tarefa, com outras secretarias para minimizar os impactos naturais.

Em 2021, foram 451 famílias cadastradas para mapeamento das áreas de riscos, em bairros como Curtume, Beira Rio, Vila Leandra e Parque Alvorada I e II, com levantamento quantitativo e panorâmico geral da situação de cada morador.

O monitoramento das alterações do nível do rio Tocantins também fez parte das ações divulgadas no relatório. O controle das cheias ocorreu nos meses de janeiro e setembro, com coleta, armazenamento e análise de dados hidro meteorológicos, por meio do pluviômetro, aparelho usado para recolher e medir em milímetros a quantidade de chuva durante determinado período.

Josiano esclarece ainda que equipamentos foram instalados em locais próximos às áreas de risco de desastres naturais, sendo na Infraero, Caema, Unidade de Saúde Vila Cafeteira e na Secretaria Municipal de Saúde, que registram dados e ajudam na segurança e no planejamento de operações de proteção e Defesa Civil.

Vale ressaltar que além das demandas voltadas à população, a superintendência também ofertou trabalhos internos de capacitação dos servidores. A exemplo disso, os agentes participaram de treinamento de combate a princípio de incêndio e de primeiros socorros sobre noções básicas de atendimento pré-hospitalar (APH).

“O nosso trabalho não é só de fiscalização, mas também de conscientização. Diante disso, realizamos no decorrer do ano também campanhas educativas, como a “ação do cerol não”, o monitoramento na Avenida Beira Rio, onde temos uma equipe diariamente com ponto fixo para qualquer eventualidade fora do habitual, além das ações de orientações diurnas e noturnas nos comércios, bares e locais com grandes movimentações”, destaca Josiano.

O superintendente frisa ainda que o trabalho dirigido pelo órgão público é de suma importância, pois possibilita que ações emergenciais e de prevenção sejam voltadas para o bem – estar da população em geral. “ A nossa prioridade é prestar um serviço de qualidade aos imperatrizenses, não medimos esforços no que tange nossas obrigações. Em  2022 continuaremos buscando, aperfeiçoando e melhorando no que for necessário para que os trabalhos continuem em ritmo acelerado”. 

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