Blitz urbana

COLABORAÇÃO

Prefeitura pede apoio da comunidade para manutenção da limpeza urbana

Acomodação correta do lixo ajuda a evitar alagamentos provocados pela obstrução de bueiros e bocas de lobo

Publicado em: 31/10/2017 por Sara Batalha

Assessoria de Comunicação

Prefeitura pede apoio da comunidade para manutenção da limpeza urbana

Acomodação correta do lixo ajuda a evitar alagamentos provocados pela obstrução de bueiros e bocas de lobo (Foto: Arquivo)

Desde o início do ano, a limpeza urbana tem sido uma das principais marcas da atual gestão municipal. As ações são muitas, da limpeza dos canteiros centrais da BR-010, realização das “Blitz Urbanas” (com o objetivo de cuidar de áreas com estrutura precária na cidade), cuidados com os terrenos baldios até a atual limpeza dos bueiros, córregos e riachos, a Prefeitura não mede esforços para manter a cidade limpa.

Para evitar os alagamentos decorrentes do entupimento de bueiros, boas de lobo e obstrução dos leitos de riachos, as Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Planejamento Urbano, Defesa Civil e Infraestrutura, por meio da Superintendência de Limpeza Pública, selecionaram dicas para que os cidadãos possam contribuir com a manutenção da limpeza da cidade.

Confira algumas atitudes que devem ser evitadas:

Não jogue lixo ou móveis, como sofás, colchões ou eletrodomésticos, em riachos, rio ou encosta. Além de ser crime ambiental, o descarte inadequado pode provocar inundações, alagamentos e transtornos no período de chuva.

Não jogue lixo em bueiros ou nas proximidades de bocas de lobo.

Não jogue lixo nas ruas e calçadas. Se não encontrar uma lixeira por perto, guarde o material consigo até encontrar uma.

Atos de vandalismo prejudicam a todos. Destruição de lixeiras públicas, de contêineres de lixo e pichações de monumentos, só agrava o problema.

Se for construir ou reformar, não deixe cargas de areia, brita e outros materiais sobre a calçada. Além de obstruir o caminho dos pedestres, os resíduos podem escorrer para os bueiros em dias de chuva e entupir redes de encanamento.

Bons hábitos:

Esteja atento (a) aos dias e horários do recolhimento de lixo da sua rua, e deposite o lixo no local adequado próximo ao horário do recolhimento, para evitar que os resíduos se espalhem ou que animais rasguem a embalagem.

Deixe os sacos de lixo bem fechados e fora do alcance de animais domésticos, que podem rasgar as sacolas e espalhar os resíduos atrás de restos de comida.

Dentro do carro, mantenha uma sacolinha de lixo presa ao câmbio de marcha do automóvel para descartar pequenas coisas.

Sobras de construção ou reformas são de responsabilidade do proprietário do imóvel. Por isso, antes mesmo de começar a obra, é preciso contratar uma empresa credenciada para fazer o recolhimento e transporte de entulhos. Na hora de escolher a empresa, verifique a destinação dos resíduos.

Se presenciar descarte inadequado de lixo, resíduos ou entulho, denuncie junto à Ouvidoria, através do número de whatsapp (99) 99100-7184, ou preenchendo o formulário disponível no site, www.imperatriz.ma.gov.br/ouvidoria. O infrator está sujeito a notificação e multa.

 

Blitz urbana