campanha

CAMPANHA

Crianças da Zona Rural são orientadas sobre Abuso e Exploração Sexual

Iniciativa faz parte da programação alusiva ao 18 de maio

Publicado em: 16/05/2019 por Maria Almeida

Secretaria de Desenvolvimento Social

Crianças da Zona Rural são orientadas sobre Abuso e Exploração Sexual

Iniciativa faz parte da programação alusiva ao 18 de maio (Foto: Maria Almeida)

Em continuidade as atividades da Semana de Combate e Enfrentamento ao abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, equipe do Centro de Referência Especializado em Assistência Social, Creas, realizou palestra na manhã desta quinta-feira, 16, no Centro de Referência de Assistência Social, Cras Coquelânia, zona rural do município.

Crianças, adolescentes e pais ouviram atentamente as orientações repassadas pela psicóloga do Creas, Dhebora Matias, que falou sobre atitudes que caracterizam crime de abuso e exploração sexual, como elas devem reagir e onde podem procurar ajuda. “O grande problema do enfrentamento é que na maioria das vezes elas são abusadas por familiares, são coagidas e não conseguem perceber uma saída", ressaltou a palestrante.

Para chamar a atenção do público, ela conduziu a palestra contando uma historinha ilustrada, onde enfatizava como os criminosos costumam agir, e como as crianças devem reagir ao presenciar ou passar por situações iguais ou semelhantes a da narrativa.  

A estudante do 5º ano, Juliana Oliveira, de 10 anos que observava com atenção, afirma que foram esclarecedoras as orientações. “Meu corpo é sagrado e ninguém pode tocar nele, e se isso acontecer eu devo contar para minha mãe ou para minha professora. Eu aprendi também que algumas coisas que para mim, não era nada demais, configura abuso sexual e eu posso denunciar" – disse a adolescente.

A secretária de Desenvolvimento Social, Janaina Ramos, que participou do evento, pontuou que iniciativa como essa é necessária para proteger crianças e adolescentes contra esse crime repugnante. “Eu que tenho filho de 3 anos, as vezes me sinto impotente diante de tantos casos, o que me deixa muito triste. Por isso, enquanto gestora me sinto na obrigação de incentivar ações que fortaleçam a rede de proteção e alerte a comunidade para necessidade de prevenção", ressaltou Janaina. 

Na tarde de hoje, as atividades continuam com uma panfletagem e orientação no shopping Tocantins.

campanha