campanha

SAÚDE

Prefeitura inicia programação alusiva à Semana do Bebê

A semana faz parte do programa de ações para a conquista do Selo UNICEF

Publicado em: 12/11/2019 por Kalyne Cunha

Secretaria de Desenvolvimento Social

Prefeitura  inicia programação alusiva à Semana do Bebê

O município busca cumprir etapas obrigatórias para conquistar do Selo Unicef (Foto: Sara Batalha)

A solenidade de abertura da Semana do Bebê 2019, realizada na manhã desta terça-feira, 12, no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Social, Sedes, é uma das principais estratégias do Fundo das Nações Unidas para a Infância, UNICEF, onde assegura os cuidados com a saúde da criança de até 6 anos, com objetivo de garantir seu desenvolvimento integral de forma prioritária pelo município.

Hoje, o município cumpre uma das etapas obrigatória para o Selo Unicef, que é a escolha do “bebê prefeito” realizada pelo Programa Criança Feliz. O selo, de acordo com o UNICEF, estimula e reconhece avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Sua metodologia inclui o monitoramento de  indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, estabelecido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, ECA.

Das metas a serem alcançadas, o prefeito Assis Ramos reconhece a importância e o papel do articulador do Selo Unicef, Alberto Clásio, responsável por integrar todas as secretarias, para a busca desta qualificação para o município. “O Alberto e sua equipe são a mola propulsora da nossa ação, sem o seu compromisso e dedicação seria muito difícil! A secretaria tem toda a minha orientação e determinação de levar a frente o Selo Unicef e todas as outras demandas do município. O título de Prefeito Amigo da Criança é uma consequência, o que almejamos é deixar um legado, um exemplo para outras gestões”, relata o gestor.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Janaína Ramos, “a programação busca valorizar a primeira infância e inclui atividades de várias secretarias municipais. Entre as quais: nomeação simbólica do bebê prefeito, visita da caravana do bebê prefeito em três secretarias, encontro de gerações no Cras Bacuri, entre outras. Esta atividade é um dos pré-requisitos para que Imperatriz alcance o Selo Unicef Prefeito Amigo da Criança. Nós, da gestão Assis Ramos, buscamos implementar, criar e fomentar políticas públicas de valorização a esta fase da infância”, declara.

O Selo Unicef é uma política com metodologia inovadora para acompanhar toda política pública voltada para a criança e ao adolescente, de um modo especial para a primeira infância. Cada município elabora um plano de ação de acordo com os seus indicadores de saúde, educação, infraestrutura, meio ambiente entre outros e que precisam melhorar, que são as ações de validação. O articulador do Selo Unicef, Alberto Clésio, esclarece que, “ Imperatriz tem cumprido todas as etapas e a Semana do Bebê é uma delas. Há toda uma programação com palestras, oficinas, seminários, inclusive a inauguração do Hospital Infantil faz parte dessa semana”.  

Sobre os critérios de seleção do bebê prefeito, a coordenadora da saúde da criança, Renata Luzia, pontua alguns pré-requisitos necessários que foram cumpridos. “O pré-natal da criança foi seguido rigorosamente na Unidade Básica de Saúde da Caema, ele nasceu de parto normal em hospital público e acompanhado pelo enfermeiro da unidade. A criança é assistida, até hoje, por outros programas”. Sobre as atividades para o Selo Unicef, a coordenadora explica que, “as atividades são realizadas rotineiramente por uma agenda extensa que devemos cumprir no município, então organizamos os cursos e realizamos as atividades. Nosso município é bem assistido com um corpo técnico bem instruído”, relata.

Em relação ao bebê prefeito, sua mãe, Antônia Sousa, 33 anos fala como mantém sua saúde e a do filho Ícaro Benício, que tem pouco mais de 1 ano, em dias. “Sempre estamos no posto de saúde ou no Cras. Semana passada Ícaro tomou uma vacina, atualizando sua caderneta. Me sinto privilegiada de além de cuidar e sermos assistidos pela saúde, meu filho ainda terá uma premiação. Agradeço a Deus, a meu bebê e a vocês da Prefeitura”.

Programa Criança Feliz

É um programa do Governo Federal em parceria com Imperatriz, por meio da Sedes, onde a atual gestão é a primeira em participar. O Criança Feliz é destaque de nível internacional e o eixo principal é o fortalecimento de vínculos da família com a criança.

A a assistente social da Sedes e coordenadora do programa, Ozima Cury Rad, explica como o trabalho é realizado. “O programa faz parte da assistência e parte do Cras. Temos 4 equipes, com 32 visitadores atuando no Cras da Cafeteira, Recanto Universitário que é o do Santa Lúcia,  Bacuri, e o Cras Santa Rita. As equipes visitam semanalmente as famílias, com o objetivo de alcançar as metas estipuladas e estamos também, na busca do Selo Unicef para Imperatriz.

campanha