Notícias

INOVAÇÃO

Servidores da saúde recebem capacitação em plantas medicinais

Iniciativa visa resgatar conhecimento popular embasado no científico, através de plantio e cultivo de mudas

Publicado em: 20/02/2018 por Maria Almeida

Secretaria de Saúde

Servidores da saúde recebem capacitação em plantas medicinais

Capacitação na manhã de hoje, 20 no auditório da Universidade federal do Maranhão (Foto: Edmara Silva)

Parte do processo de implantação do programa fitoterápico Farmácia Viva, em Imperatriz, profissionais da rede municipal de saúde participam de capacitação sobre plantas medicinais.  Treinamento ministrado pela farmacêutica e coordenadora do projeto da Secretaria de Estado da Saúde, Kallyne Bezerra, foi iniciado na segunda-feira, 19, segue até essa terça feira, 20. 

“Nosso objetivo maior é transformar conhecimento em ciência, através do uso correto de plantas medicinais” – ressaltou Kallyne. Segundo ela, a capacitação é pautada na orientação sobre uso racional. “Aqui estamos falando para que servem e como devem ser usadas, melhor forma de cultivo e forma correta de preparação de chás bem como sua  posologia, além de falar das doenças que eles podem curar e as que eles podem tratar” – ressaltou a palestrante.

O encontro foi organizado pela Central de Assistência Farmacêutica Municipal, CAF, em parceria com a Estadual e reuniu cerca de 120 servidores entre técnicos, enfermeiros farmacêuticos e Agentes Comunitários de Saúde. “Estamos na fase de construção dos nossos hortos municipais, que envolve a comunidade, então precisamos incluir os atores da saúde, para isso, estamos treinando todos os profissionais da rede com auxílio do Estado” - explicou a coordenadora da CAF do município, Bruna Castro.

Ela informa os primeiros hortos serão nos Cras, Casa do Idoso e Unidades Básicas de Saúde, por isso já estão sendo formados canteiros na UBS Cafeteira (em fase de plantio), Ouro Verde e Coquelândia. Segundo Bruna, o plantio e cultivo das plantas serão definidos de acordo com a cultura e conhecimento de cada comunidade, no entanto, as plantas mais comuns trabalhadas pelo projeto são boldo, erva cidreira, capim limão, xanana, romã, ortiga branca, alface e manjericão.

“Vamos manter essa farmácia. As plantas medicinais podem ser usadas para tratar diversas patologias, agindo também como coadjuvante terapêutica nas doenças crônicas. O conhecimento e o uso adequado são fundamentais, não poderíamos deixar de apoiar esse projeto” – destacou o secretário de Saúde, Alair Firmiano que esteve na abertura do evento na manhã de ontem, acompanhado do vice prefeito, Alex Rocha.

Notícias