Capacitação

VERANEIO

Agentes da Defesa Civil e Meio Ambiente recebem qualificação da Marinha

Servidores participaram de curso de Habilitação de Condutores de Embarcações

Publicado em: 21/06/2018 por João Rodrigues

Superintendência de Defesa Civil

Agentes da Defesa Civil e Meio Ambiente recebem qualificação da Marinha

Servidores municipais recebem certificado de conclusão do curso de Habilitação de Condutores de Embarcações (Foto: Patrícia Araújo)

Equipe formada por quatro servidores da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil concluiu, nesta quinta-feira, 21, curso de Habilitação de Condutores de Embarcações, promovido pela Agência Fluvial da Marinha do Brasil, em Imperatriz. Também participaram da capacitação integrantes do Exército, Corpo de Bombeiros, Polícias Militar e Federal, Secretaria Municipal de Meio Ambiente,Semmarh, e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis, Ibama.

Qualificação foi realizada nas instalações da Agência Fluvial da Marinha, no Centro, durante uma semana e abordou temas como primeiros socorros, segurança da navegação, combate a incêndios e relações interpessoais, entre outros. “Esse curso é importante porque visa habilitar condutores de embarcações dos respectivos órgãos públicos de modo que cada um, na sua área de competência e as atribuições, poderão atuar e aumentar a segurança de nossa navegação”, explicou o comandante da Agência em Imperatriz, capitão tenente Roberto Carlos Ferreira. Ele acrescentou que a capacitação é rotineira, mas é a primeira em seu comando e adiantou que as instituições poderão fazer solicitações fundamentadas para novas turmas.

O superintendente Josiano Galvão avaliou o curso para o trabalho da Defesa Civil. “Foi muito importante para nossa equipem que, não só no período de veraneio, mas realiza fiscalização durante todo o ano nas margens do Rio Tocantins". Ele afirma que a capacitação habilita os participantes a pilotarem embarcação, principalmente nesta época de praias que se aproxima.

Parcerias

Há mais de um mês a Defesa Civil trabalha na organização do período de veraneio. Foram três reuniões com a participação da Marinha do Brasil, barraqueiros e barqueiros. Em relação aos barqueiros foram repassadas orientações sobre indicações de locais de atracagem, embarque e desembarque de passageiros e a alerta sobre a obrigatoriedade de possuir habilitação de condutor aquaviário.

Capacitação