Capacitação

TREINAMENTO

Capacitação de Saúde Mental começa nesta terça-feira

Palestras com diversas abordagens fazem parte da programação

Publicado em: 18/06/2018 por Sara Batalha

Secretaria de Saúde

Capacitação de Saúde Mental começa nesta terça-feira

Curso ocorre nos turnos da manhã e tarde, no auditório da Semus (Foto: Arquivo)

Com duração de dois dias, o curso “Rede em Ação: Intercâmbio da rede de saúde mental de Imperatriz” será ofertado a profissionais da área, a partir desta terça-feira, 19, no auditório da Secretaria de Saúde, Semus. Com objetivo de prepará-los para exercício das atividades, curso ocorre nos turnos da manhã e tarde.

O secretário de Saúde, Alair Firmiano, destaca a importância de capacitações para pessoas que lidam diariamente com pacientes com transtornos. “Treinamentos são fundamentais, porque motivam a equipe, capacitam e melhoram a assistência dentro da rede pública, sobretudo, na saúde mental, que requer protocolos e especificidades técnicas para tratar com qualidade o paciente psiquiátrico, que necessita tanto da atenção psicossocial quanto do tratamento clínico. Garantir qualidade no atendimento através da qualificação em serviço é uma das diretrizes da gestão municipal”, enfatizou.

No primeiro dia, pela manhã, a partir das 8h, serão realizadas as palestras: “Saúde Mental e a Rede de Atenção Psicossocial, RAPS”, com a dra. Carla Araújo Bastos Teixeira; e “Gestão e Organização de Serviços em Saúde Mental”, com a psicóloga Maria Aparecida Alves e o secretário municipal de Saúde, Alair Batista Firmiano.

No mesmo dia, à tarde, às 14h, o palestra sobre o “Acolhimento e atendimento dos usuários na atenção básica", com o professor mestre Osvaldo José Theodoro Neto. Às 16h, “Acolhimento e atendimento dos usuários de urgência e emergência Municipal”, com o enfermeiro Francisco Rênio de Sousa Pereira.

Já no segundo e último dia de programação, 20, às 8h o tema é “Protocolo de acolhimento e atendimento dos usuários de urgência e emergência intermunicipal”, com o enfermeiro José Linhares da Cunha Filho. Às 10h, “Abordagem e avaliação clínica dos usuários com sofrimento psíquico”, abordada pelo dr. Marcos Superbo da Silva Cardoso Júnior.

Às 14h, serão apresentadas “Técnicas de contenção", com o tenente coronel do Corpo de Bombeiros Militar, Wilni Barbosa Lima. E, às 16h, será realizado o intercâmbio interno da rede de saúde mental de Imperatriz.

Capacitação