Capacitação

OPORTUNIDADE

Prefeitura realiza oficina de salgadinho para mulheres

Capacitação ensinou a preparação dos salgadinhos, em destaque para coxinha e risoles

Publicado em: 27/09/2019 por Islene Lima

Secretaria de Políticas para Mulher

Prefeitura realiza oficina de salgadinho para mulheres

Participantes poderão ter uma renda extra trabalhando em casa, fazendo sua própria carga horária (Foto: Assessoria)

A Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Políticas para a Mulher, SMPM, realizou na tarde de quinta-fera, 26, oficina de preparação de salgadinhos para mulheres atendidas pelo Centro de Referência e Atendimento à Mulher, Cram. Objetivo da iniciativa é possibilitar uma oportunidade de renda para elas.

Com cerca de 13 mulheres, oficina ensinou a preparação dos salgadinhos, com destaque para coxinhas e risoles. “Esta é a segunda oficina gastronômica que oferecemos para essas mulheres que passaram ou passam por alguma situação de risco e todo  material foi disponibilizado através da Secretaria da Mulher. Aqui não cuidamos apenas da mente da mulher, mas oferecemos oportunidade dela se empoderar, tendo seu espaço e independência”, explica Maria de Fátima, coordenadora das atividades da SMPM. 

Para a secretária, Edna Ventura, ter uma nova fonte de renda a partir do ato de cozinhar, é um grande passo para o recomeço. “Nós sabemos que muitas mulheres, além da agressão que nem sempre é física, podem ser dependentes financeiramente do cônjuge, então esse curso vem para ajudar essas mulheres a criar sua própria renda, a ser mais independente, e quem sabe dar início ao seu próprio negócio”.

Vale ressaltar que a SMPM trabalha para atender diversos tipos de casos de mulheres em situação de violência, com o apoio da rede de enfrentamento. “Tentamos ajudar de toda forma possível, levando conhecimento, oportunizando uma qualificação e exaltando as habilidades que as vezes ficam escondidas”, explica Edna.  

Lembrando que qualquer mulher que sofre violência, ou qualquer pessoa que presenciar algum tipo de violência contra mulher, pode ligar no 190 ou 180  que sua identidade será totalmente resguardada.  

 

Capacitação